O MOMENTO
NACIONAL:
O Nacional vem de quatro empates consecutivos, dois dos quais em casa, e com equipas teoricamente mais acessíveis. Pelo meio, dois empates fora, em terrenos (Dragão e Barreiros) tradicionalmente difíceis. Mas, de facto, torna-se fundamental regressar aos bons resultados, até para apresentar outra imagem diante dos adeptos. De resto, o Nacional não pode deixar escapar os seus adversários mais directos na luta por um lugar europeu. Importa ainda aproveitar uma jornada em que há um Estoril-Gil Vicente, duas das equipas que estão acima do Nacional na classificação.

PAÇOS DE FERREIRA:
É com a possibilidade de dar um pequeno salto na tabela que o Paços de Ferreira entra em campo, na Choupana. É um terreno do qual esta equipa guarda algumas da melhores recordações da sua história, pois foi lá que alcançou o direito a marcar presença nas finais da Taça de Portugal e da Liga. Mas o momento agora é outro. É urgente amealhar pontos para fugir aos últimos lugares, mas a tarefa não é fácil. Nos últimos dois jogos, o Paços sofreu sete golos, deixando a nu muitas fragilidades, sobretudo defensivas. Henrique Calisto procura ainda a vitamina C para a sua equipa.

AUSÊNCIAS:
Nacional: Marçal (Castigado), Edgar Abreu e Jaime (Lesionados)

Paços de Ferreira: Nada a registar

DISCURSO DIRECTO
Basílio Marques: «O Paços de Ferreira é um adversário difícil e o lugar que ocupa na classificação não reflecte o seu verdadeiro valor. Somos favoritos, mas temos de demonstrar isso mesmo em campo. Os resultados não têm sido os que pretendemos, mas não me parece que sejam assim tão maus. Estamos absolutamente tranquilos, capazes e confiantes para voltar às vitórias, mas também para fazer mais e melhor daqui em diante.»

Henrique Calisto: «O Nacional tem uma equipa forte e está bem orientada por um treinador experiente, mas, se tivermos uma boa coesão defensiva e critérios nas saídas (para o ataque), podemos ser felizes e conseguir um bom resultado. Os jogos fora são agora muito importantes, porque já perdemos muitos pontos em nossa casa e temos de começar a abater esses mesmos pontos negativos.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
O Paços de Ferreira conta com alguns bons resultados nas visitas ao Estádio da Madeira. Ainda na época passada, arrancou um empate (3-3), com a história a confirmar que este é um adversário bastante incómodo para o Nacional. No entanto, é nos jogos a eliminar que os castores costumam ser mais felizes na Choupana. Para o campeonato, o último triunfo do Paços de Ferreira nas visitas ao Nacional aconteceu em 2007/2008 (1-2). Ainda de acordo com a história, os confrontos entre estas duas equipas, na Madeira, costuma ter muitos golos. Duas goleadas da equipa da casa também ficaram na memória: 4-0 em 2002/2003 e 5-1 em 2006/2007.

NACIONAL



Outros convocados: Rui Silva, Diogo, Sequeira, Rafa, Jota, Renato e Lucas João

PAÇOS DE FERREIRA



Outros convocados: Matias Degrá, Nuno Santos, Seri, Sérgio Oliveira, Filipe Anunciação, Rodrigo António, Christian, Hurtado e Caetano.