A designer de moda portuguesa Fátima Lopes apresenta, esta terça-feira, pela 23.ª vez uma colecção da sua autoria em Paris e vai aproveitar a presença da imprensa internacional para prestar homenagem à ilha da Madeira.

«Decidi transformar a colecção numa homenagem à Madeira [afectada pelo mar tempo, que causou mais de 40 mortos], porque me toca muito pessoalmente, e já que tenho a imprensa do mundo presente vou aproveitar para o fazer: uma chamada de atenção, um alerta e uma homenagem à Madeira», disse à Lusa Fátima Lopes, que nasceu na ilha.

O desfile das propostas de Fátima Lopes para o Outono/Inverno 2010/11 encerra esta terça-feira o primeiro dia da semana da moda de Paris.

«É uma colecção que foi inicialmente inspirada no Pólo Norte. Os sapatos, por exemplo, são inspirados nos patins de gelo e a colecção é muito inspirada nas esculturas que se fazem com gelo, mas ao mesmo tempo é propositadamente uma colecção que não é para um inverno muito rígido», referiu.

Fátima Lopes explicou que «a intenção é fazer um alerta para o aquecimento global e as mudanças climatéricas que irão acontecer com certeza nos próximos tempos».

Nas peças criadas para o próximo Outono/inverno, Fátima Lopes optou por usar «cores que não são habituais, cores e materiais».

«Uma vez que é inspirada no Norte do planeta, as cores são os azuis e os tons terra. Os materiais são uma grande variedade de sedas, muitas rendas e paetês, muita lã e caxemira, muitos casacos de caxemira», descreveu.

Fátima Lopes explicou ainda que as peças são todas «muito curtas e com muitos volumes e contrastes de volumes, entre o justo e o largo».

A colecção será apresentada no Porto no dia 20 de Março durante o Portugal Fashion.

Além de Fátima Lopes, integram ainda a Semana de Prét-a-Porter de Paris, que decorre de hoje a 10 de Março, os designers de moda portugueses Luís Buchinho, Felipe Oliveira Baptista e a dupla Storytailors.

Recorde as propostas de Fátima Lopes apresentadas em Outubro, em Paris