A antiga bailarina e coreógrafa Luna Andermatt, cofundadora da Companhia Nacional de Bailado, morreu hoje (5), aos 87 anos, em Lisboa, vítima de doença prolongada, disse à agência «Lusa» fonte da família.

Considerada uma das figuras mais importantes da dança em Portugal, Luna Andermatt integrava ainda a Companhia Maior, formada por profissionais do teatro, dança e música, com mais de 60 anos.

De acordo com fonte familiar, na quarta-feira, às 14h30, realiza-se uma missa na Igreja da Encarnação, em Lisboa. O corpo da coreógrafa será cremado.

Em fevereiro passado, Luna Andermatt foi homenageada com a medalha municipal de mérito, Grau Ouro, pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo contributo para a dança em Portugal como bailarina, coreógrafa e professora.

Luna Andermatt regressou aos palcos em 2010, com a Companhia Maior, projeto criado no Centro Cultural de Belém por Luísa Taveira, atual diretora da Companhia Nacional de Bailado (CNB).

Maria Antónia Luna Andermatt, nascida em 1926, tinha o sonho «de dignificar a arte da dança em Portugal», com a formação de bailarinos profissionais, como afirma a CNB numa biografia sobre a coreógrafa.

Em 1961 fundou Companhia Portuguesa de Bailado, com o marido, Francisco de Assis Brás de Oliveira.

Três anos depois da revolução de 25 de abril de 1974, a convite do então secretário de Estado da Cultura, David Mourão-Ferreira, criou e dirigiu a CNB em conjunto com Vera Varela Cid e Pedro Risques Pereira.

Luna Andermatt passou pelo Instituto de Odivelas e pelo Conservatório Nacional, onde se inscreveu às escondidas de todos. Aos 24 anos foi estudar para Londres, com o estatuto de bolseira.

Só depois regressaria a Portugal para se dedicar à dança e ao desejo de profissionalização desta arte.

Figura «rebelde e determinada», como descreve a CNB, Luna Andermatt criou ainda o Centro de Estudos de Bailado, no Teatro Nacional de São Carlos, aprofundou em Londres e em Paris os conhecimentos sobre o ensino da dança e protagonizou, juntamente com Vera Varela Cida, dois programas televisivos dedicados à dança.

Entre os alunos de Luna Andermatt esteve a sua filha, a coreógrafa e bailarina Clara Andermatt.

Lusa