* Por Raul Caires

Manuel Machado, treinador do Nacional, em declarações na conferência de imprensa após a derrota com o Estoril por 1-0:

«Estamos numa fase em que tudo de negativo nos acontece. Esse começo de jogo indicia logo mais um dia negro. O Estoril teve uma entrada de cinco/seis minutos, em que beneficiou de dois lances. Uma o Rui [Silva] tirou, a outra acabou dentro da baliza após um cruzamento inofensivo, e o Estoril a ganhar sem ter feito nada por isso.

Até ao intervalo, a equipa deu uma resposta muito boa, criou de facto dois ou três momentos para chegar ao intervalo não a empatar mas sim já a ganhar, já que mesmo tendo baixado o bloco o Estoril nunca foi capaz de suster o ímpeto ofensivo da minha equipa. Infelizmente por isto, e também pela eficácia do seu guarda-redes [Moreira], que tirou pelo menos duas bolas muito difíceis, acabamos por chegar ao intervalo com o resultado que viria a ser o resultado final. 

No segundo tempo, até à primeira meia hora, voltamos a criar muitas ocasiões, apesar do tal bloco muito baixo e da entrada de um terceiro central, chegamos com alguma facilidade ao último terço, mas bola batia em tudo menos na rede. 

Enfim, e nestes dias fica muito difícil reverter este tipo de situação inicial. Já no último quarto de hora, perdemos algum discernimento, quisemos jogar de forma mais directa, muitos passos menos bem direccionados e com bolas a sair pela lateral com alguma sequência.

Era um jogo para 3-1, por aquilo que foi o nosso desempenho. Mas os jogadores estiveram muito bem e dei-lhes os parabéns. Foi o que se passou porque até havia jogadores combalidos e a chorar no balneário. Disse a todos para gozarem bem a folga. Merecem. 

Tenho absoluta confiança no plantel que tenho e já disse à direcção que não preciso de reforços.»