Foram meses de especulações sobre os seus alegados problemas com o álcool. Recentemente, o ator, de 31 anos, foi mesmo apanhado numa operação stop, em Lisboa, a conduzir com 2,1 gramas de álcool por litro de sangue. Contudo, José Carlos Pereira sempre negou estes problemas. Até agora. Acompanhado por André Cerqueira, diretor de programas da TVI, e por Júlia Pinheiro, diretora de formatação de conteúdos do canal, o ator leu um comunicado à imprensa - sem direito a perguntas - no qual assume um problema e anuncia que vai fazer um tratamento.

«Quero evitar mais danos para mim e para a minha família. Tenho um problema e reconheço que tenho de me tratar. Dirigi-me à TVI há cerca de dois meses para ser afastado da novela a fim de me submeter a um tratamento rigoroso e específico. A TVI apoia esta minha decisão e quando terminarem as gravações de «Mar de Paixão» irei tratar este meu problema de saúde. Este é o meu objetivo de vida prioritário neste momento. Conto, como sempre, com o apoio dos meus amigos e, sobretudo, da minha família nesta fase difícil da minha vida», afirmou o ator sem, contudo, dizer claramente de que problema se trata.

Mais à frente, José Carlos Pereira dirigiu-se aos fãs e afirmou estar de volta ao trabalho em Novembro: «Agradeço a compreensão dos meus fãs e espero não os ter desiludido. Mas creio que o melhor que posso fazer por eles por mim é retirar-me, cuidar-me e ficar bem. Quero estar no meu melhor para a próxima produção da TVI, em Novembro.» A finalizar, pediu respeito pela sua privacidade: «Agradeço a compreensão dos órgãos de comunicação social. Espero que compreendam que preciso de paz de espírito para me curar e, neste momento, não me quero alongar mais sobre o assunto. Peço que respeitem e salvaguardem a minha privacidade a partir deste momento.»

A seu lado, Júlia Pinheiro deu um voto de confiança ao ator: «A intenção do José Carlos Pereira nos próximos tempos é cuidar da sua saúde e voltar cheio de força e de energia para continuar a fazer os projetos que temos para ele na TVI. Ele é um dos nossos rostos favoritos, é um ator de primeira linha e, por isso, contamos com ele», disse.

Quanto a André Cerqueira, enalteceu o espírito de grupo da TVI e esclareceu que José Carlos Pereira continuará ligado contratualmente à TVI: «Faz parte da filosofia de grupo da TVI estarmos sempre unidos com as pessoas que trabalhamos. O José Carlos tem contrato com a TVI, continuará com contrato com a TVI e estaremos sempre juntos com as pessoas que trabalham connosco.»

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico