O espanhol Rafael Nadal pediu à Federação Internacional de Ténis (FIT) que comece a realizar controlos antidoping sanguíneos e que os resultados dos mesmos sejam tornados públicos.

«É um tema importante e a verdade é que é melhor assim, é melhor serem dados a conhecer os resultados, para depois não andarem a dizer que não fizemos controlos suficientes. Que sejam públicos e que todos saibam os que passámos e não passámos», disse o número cinco mundial em conferência de imprensa durante o torneio de Acapulco.

O espanhol reforçou a postura do sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, do suíço Roger Federer (número dois) e do britânico Andy Murray (três), que nos últimos meses criticaram o organismo pelos escassos controlos antidopagem praticados pela FIT nos últimos anos.

Nadal considerou esta semana que o ténis «é muito transparente e limpo» porque os casos de doping conhecidos «são muito poucos».

«Acredito que é algo (necessário) hoje em dia com todos os problemas que tem havido com este tema (doping) e depois do burburinho levantado com o caso Armstrong, e todos temos que fazer um esforço para que o desporto seja transparente», comentou.

Nadal qualificou-se para os quartos-de-final do torneio de Acapulco, ao derrotar o argentino Martin Alund.