Maurizio Sarri, treinador do Nápoles, em declarações na conferência de imprensa após o triunfo sobre o Benfica por 2-1 para a Liga dos Campeões:

«Merecemos o primeiro lugar. Só falhámos num jogo e falhámos parcialmente porque perdemos por um fora de jogo que não foi assinalado. Sentíamos que merecíamos isto. Viemos jogar num campo difícil, mas com vontade não só de conseguir a qualificação mas também de ganhar.

Na segunda parte eles [Benfica] caíram um pouco de intensidade e nós não. Daí uma superioridade mais clara da nossa parte. Criámos situações e eles não.»

[Reparo ao golo sofrido já perto do final após um erro de Albiol]

«Quando acabou o jogo estava estava cheio de raiva, porque não se pode sofrer um golo daqueles com o jogo controlado. Não merecíamos sofrer golos pelo que fizemos hoje. (…) Esta equipa ainda não é completamente adulta e isso viu-se no erro no golo que sofremos. Se um defesa faz aquilo parece-me uma loucura, mas enfim… Somos uma equipa jovem, felizmente ou infelizmente. Não tenho dúvidas de que esta equipa vai jogar sempre um bom futebol, porque é essa a mentalidade dos jogadores.»

[A propósito do desempenho de Mertens, lançado nos primeiros minutos da segunda parte]

«Fez uma série longa de jogos, perdeu algum brilho, mas tinha a certeza de que ele iria dar um contributo importante na última meia hora e que teria um contributo decisivo.»

[Água na fervura após o apuramento no primeiro lugar]

«Sempre disse que este jogo ia ter repercussões. Quando alcanças um objetivo que queres muito, passas por um período de entusiasmo. Caso contrário, passas por um período mais triste. Agora temos de estar atentos aos excessos de entusiasmo. É positivo mas quando se chega à euforia já é negativo.»

[Adversário preferido para a próxima fase?]

«Vamos ver o sorteio e começar pensar no próximo jogo sem pensar muito na Champions.

Ao olhar para quem se apurou, não é muito relevante ficar em primeiro ou segundo porque a qualidade de todas as equipas é grande.

Não me interessa muito o nome do próximo adversário. Será seguramente uma equipa forte e uma boa experiência para nós. Mas estou convencido de que os meus jogadores terão o sonho de passar a eliminatória.»