As melhorias saltam aos olhos, sobretudo do lado navalista, mas falta a prova material, leia-se, a regularidade dos resultados. Em clubes que mudaram, por motivos diferentes, de treinadores na mesma altura, Carlos Mozer leva vantagem sobre o homólogo de Coimbra.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

O antigo central do Benfica já obteve cinco pontos em quatro jogos, encurtou de oito para quatro a distância para a linha-de-água, e até conseguiu uma vitória, logo na estreia, em Guimarães. Em suma, com ele ao leme, os figueirenses perderam apenas uma vez, no Dragão, e marcaram em todos os desafios.

Quanto a José Guilherme ainda anda à procura de um triunfo no Campeonato e somou apenas dois pontos, no mesmo número de partidas na principal competição. Claro que nem tudo é da sua responsabilidade. A Académica não ganha para a Liga desde 26 de Novembro, em Setúbal, que é, também, o último triunfo da equipa como visitante, ainda sob a vigência de Jorge Costa.

Mas o record negativo mais antigo pertence aos da Figueira: não ganham em casa desde 12 de Março, quando bateram a U. Leiria, com um golo de Diego Ângelo, que deixou saudades no clube mais não seja por isso. Já lá vão 11 meses e contabilizam-se todas as provas. É obra!

Unidos nestas pequenas desventuras, as duas equipas procuram o tal «click» já neste domingo, num jogo com contornos especiais. Desde a chegada da Naval ao escalão principal, passou a ser o único derby do distrito de Coimbra. A vantagem pende claramente para a equipa do interior, que, concretamente na Figueira, apenas perdeu uma vez, há dois anos, detendo cinco vitórias em oito jogos disputados até agora.

Equipas prováveis:

NAVAL: Salin; Carlitos, Gomis, João Real e Camora; Manuel Curto e Godemèche; Marinho, Edivaldo e Simplício; Fábio Júnior.

Outros convocados: Bruno Jorge, Rogério Conceição, Daniel Cruz, Godinho, Giuliano, Alex Hauw, João Pedro e Previtali.

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Pape Sow e Hélder Cabral; Adrien; Bischoff, Diogo Valente e Diogo Melo; Sougou e Miguel Fidalgo.

Outros convocados: Ricardo, Pedro Costa, Luiz Nunes, Hugo Morais, Júnior Paraíba, Diogo Gomes, Laionel e Éder.