Ainda não está finalizado, mas está tudo acordado. Victor Zvunka vai ser o próximo treinador da Naval, sucedendo a Augusto Inácio. Conforme o técnico disse ao Maisfutebol, o contrato com os figueirenses é por duas épocas. O antigo colega e treinador de Rabah Madjer, esse mesmo que brilhou no F.C. Porto, mostra-se identificado com o futebol nacional.

«Ainda tenho de falar com o presidente, estou em França e não sei quando viajo para Portugal», começou por dizer Victor Zvunka ao nosso jornal. «O acordo está praticamente selado, mas amanhã [quarta-feira] falo de novo com o presidente e deve ficar fechado», continuou, para depois revelar: «Vou assinar por dois anos.»

Quem é, então, Victor Zvunka? Foi jogador de Metz, Marselha, Stade Lavallois e Racing. Neste último foi colega e treinador de Madjer, antes de o argelino se ter transferido para o Tours e daí para o F.C. Porto. Foi no mítico Racing que Zvunka, fracnês de 58 anos, começou a treinar. Depois, passou por vários clubes gauleses de menor expressão, mas em que se destacam o Toulouse e o Guingamp.

Com este último conseguiu vencer a Taça de França, em 2009. O primeiro título nacional do clube. com a descida do Guingamp à Ligue 2, anunciou a saída do emblema bretão.

«Vi a meia-final da Taça de Portugal»

Zvunka começa por dizer que conhece o futebol português, como «o Benfica, a selecção nacional, que tem excelentes jogadores». No entanto, o olhar sobre Portugal vem de «há muito tempo», até porque foi acompanhando a carreira de Madjer. «É um campeonato que me interessa», confessou.

Sobre a Naval explica: «Conheço alguns dos jogadores muito bem, sobretudo os que jogaram em França, claro. Depois, também vi a segunda mão da meia-final com o Desportivo de Chaves, para a Taça de Portugal.»

A concluir, Victor Zvunka disse que «ainda não há data para viajar» para Portugal.