Os Charlotte Bobcats entraram, esta quinta-feira, para a história como a pior equipa de sempre na fase regular da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA). Um dos donos da equipa é Michael Jordan, um dos melhores basquetebolistas de sempre.

Numa temporada reduzida, em virtude do «lockout», o conjunto da Conferência Este apenas conseguiu sete vitórias em 66 jogos. Os Bobcats registaram a pior percentagem de sempre, com apenas 10,6 por cento de vitórias.

O anterior recorde negativo pertencia aos Philadelphia 76ers, que na época 1972/73 acabaram a fase regular com nove vitórias em 82 jogos (11 por cento).

No último jogo da fase regular, frente a uns New York Knicks com muitas poupanças entre os habituais titulares, os Bobcats sofreram a 23ª derrota consecutiva, ao serem batidos por 104-84.

«Nos últimos dez jogos tentámos tudo para evitar este recorde. Não o conseguimos, porque também não mostrámos capacidade para fazer o suficiente», admitiu, no final do jogo com os Knicks, Gerard Henderson, o melhor marcador (21 pontos) dos Bobcats.