Edy Walter Tavares conseguiu um feito histórico para o desporto cabo-verdiano, já que será o primeiro basquetebolista de Cabo Verde a entrar no «draft» da NBA. O poste, de 22 anos e 2,20 metros, foi selecionado pelos Atlanta Hawks - 43ª escolha entre 77 novatos.

Tavares, que jogava na equipa espanhola Herbalife Gran Canária e é internacional cabo-verdiano, deverá participar na «Summer League», em julho. Aí terá a oportunidade de convencer os dirigentes dos Atlanta Hawks em definitivo, já que as segundas escolhas do «draft» não têm garantias de que assinam pelos clubes.

Andrew Wiggins e Jabari Parker, filhos de Mitchell Wiggins e Sony Parker, respetivamente, lutaram por ser primeira escolha no «draft». Os Cleveland Cavaliers optaram pelo primeiro, um dos mais promissores atletas a passar pelo «draft» da NBA nos últimos tempos.

Depois de, no ano passado, terem selecionado Anthony Bennett, os homens de Ohio voltam a apostar em jogadores do Canadá. Aliás, Wiggins é o segundo canadiano a ser escolhido em primeiro lugar num «draft».

O site da NBA destaca alguns pontos fortes de Andrew Wiggins: superatleta, altura, versatilidade, bom a defender, bom atirador quer em salto quer em lançamento exterior e capacidade de chegar à linha de lançamento livre com facilidade. Qualidades que fazem com que seja comparado a Tracy McCrady, uma ex-vedeta dos Toronto Raptors, clube pelo qual Wiggins torcia enquanto miúdo.

Jabari Parker acabou por ser o segundo escolhido, ficando nos Milwakee Bucks. Joel Embiid foi 3ª escolha, pelos Philadelphia 76ers – a par do que aconteceu no ano passado com Nerlens Noel, o camaronês está lesionado, após ter fraturado o pé uma semana antes do «draft», devido ao cansaço.

O conjunto de Filadélfia continua à procura de um poste que lhe traga as glórias de um Wilt Chamberlain (meados dos anos 60).

O «draft» ficou marcado por uma homenagem a Isaiah Austin, jogador do segundo ano da Universidade de Baylor, que não pôde participar. Foi-lhe diagnosticada uma doença congénita, pelo que o jovem terá de abdicar do sonho de jogar na NBA.

Nota ainda para o facto de a 25ª escolha do «draft» ter recaído sobre um descendente de angolanos, Clint Capela, que vai jogar com a «jersey» dos Houston Rockets.

[atualizado]