Carmelo Anthony (30 pontos) foi um dos protagonistas na vitória dos New York Knicks sobre os Miami Heat, campeões da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), no primeiro grande evento desportivo nova-iorquino após a tempestade Sandy.

Num repleto Madison Square Garden, os Knicks, que deveriam ter jogado na quinta-feira em Brooklyn, mas o jogo foi cancelado devido aos estragos da tempestade, venceram o seu jogo de estreia da temporada, e logo frente aos campeões, triunfando por 104-84

«Isto diz muito sobre a cidade de Nova Iorque. Nós unimo-nos nas horas difíceis. Todos sabemos o que aconteceu com a tempestade Sandy, mas a cidade uniu-se hoje», afirmou Anthony, no final do encontro.

Pelo menos 92 pessoas morreram nos 15 estados norte-americanos atingidos na segunda-feira pela passagem do furacão Sandy, indicou hoje a agência Associated Press, que refere que as vítimas do furacão adotaram uma nova rotina, tentando ajustar-se às falhas de gasolina e de energia, assim como à habitação temporária.

As consequências da tempestade já obrigaram ao cancelamento da Maratona de Nova Iorque, pela primeira vez em 48 anos.

«Há muita gente sem eletricidade, pessoas sem habitação e que perderam os seus parentes. O nosso coração vai para eles», disse Ronnie Brewer, jogador dos Knicks.

Com o furacão Sandy ainda muito presente, as incidências do jogo passaram para segundo plano, tendo Dwyane Wade, jogador dos Heat aproveitado para doar o seu prémio de jogo de 210.000 dolares às vítimas da tempestade, juntando-se a iniciativas como a organização da prova, a NBA, e o sindicato dos jogadores, que doaram um milhão de dólares.

«De momento há coisas mais importantes do que nós. Temos que fazer alguma coisa para ajudar a cidade», afirmou Wade.