Os New York Knicks ganharam aos Heat por 89-87 e evitaram passar pelos playoffs sem qualquer triunfo. A formação que terminou em sétimo na fase regular da conferência Este não conhecia o sabor da vitória desde 29 de abril de 2001.

O quarto jogo da série marcou o regresso de Amare Stoudemire à competição depois te se ter lesionado ao partir o vidro de proteção de um extintor. O insólito momento ocorreu após a derrota no segundo jogo em Miami. No entanto, a praga de lesões continua a perseguir os Knicks. Depois dos sucessivos impedimentos de Stoudemire, e das lesões de Lin e Shumpert, foi a vez de Baron Davis se lesionar na perna direita. O base veterano vai falhar o resto da temporada.

Carmelo Anthony foi o grande responsável pelo triunfo, contabilizando 41 pontos. Do lado dos Miami Heat, a contribuição de LeBron James (27) e Dwyane Wade (22) foi insuficiente para evitar a derrota.

Já os Chicago Bulls, primeiros da fase regular da NBA, estão perto de serem eliminados pelos Philadelphia 76ers. Sem Rose e Noah, ambos lesionados, os Bulls tiveram em Carlos Boozer (23 pontos e 11 ressaltos) o seu principal elemento. No entanto, Boozer foi incapaz de evitar o triunfo do oitavo classificado do Este. Spencer Hawes (22 pontos) e Jrue Holiday (20) foram fundamentais para a vitória. O conjunto de Philadelphia está próximo de protagonizar a grande surpresa da primeira ronda dos playoffs.

No embate entre os Lakers e os Nuggets, o conjunto de Los Angeles venceu por 92-88. Kobe Bryant, com 22 pontos, teve a sua quota parte no triunfo. No entanto, os jogadores que habitualmente têm a função de reservas na equipa tiveram papel importante. Jordan Hill (12 pontos e 11 ressaltos) foi um dos principais exemplos dessa contribuição. Do lado do conjunto do Colorado, o italiano Danilo Gallinari (20 pontos) foi o mais esforçado.

Na partida entre os Celtics e os Hawks, a formação de Boston venceu por 101-79 e conquistou o terceiro triunfo nos playoffs (a eliminatória está 3-1). Paul Pierce (24 pontos) e Rajon Rondo (20 pontos e 16 assistências) foram fundamentais no triunfo. No lado dos Atlanta Hawks, destaque para Josh Smith (15 pontos e 13 ressaltos).