Shaquille O'Neal escolheu os Celtics para continuar a jogar ao mais alto nível na Liga norte-americana de basquetebol. A equipa de Boston confirmou nesta quarta-feira a contratação do quinto melhor marcador da história da NBA.

«É uma honra juntar-me aos Celtics. Joguei contra Paul [Pierce], Ray [Allen], Kevin [Garnett], Rajon [Rondo] e Jermaine [O¿Neal] muitos anos e vai ser fantástico poder chamar-lhes colegas de equipa», afirmou «Shaq» em comunicado divulgado pelos Celtics, que terão pago três milhões de dólares pelo negócio, segundo revelou uma fonte anónima à agência noticiosa Associated Press.

Livre no mercado, o veterano poste de 38 anos explicou por que motivo elegeu os Celtics. «Comecei na Liga de forma elegante e quero sair da mesma maneira. A minha ideia principal era jogar em uma equipa vencedora. Alguém que está acostumado a ganhar, quer continuar a ganhar», acrescentou «Shaq», que também teve uma proposta dos Atlanta Hawks.

O norte-americano, que já somou 28.255 pontos ao longo da carreira, terminou a última época com as médias de 12 pontos, 6,7 ressaltos e 1,2 desarmes em 53 jogos pelos Cleveland Cavaliers.