Tony Parker, basquetebolista dos San Antonio Spurs, foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da final da NBA. O atleta francês, de origem belga, recebeu a distinção depois da conquista da Liga norte-americana de basquetebol, esta madrugada, ao serviço dos Spurs, a quarta do clube em nove anos e a terceira na conta pessoal do jogador.
A equipa de San Antonio derrotou os Cavaliers pela quarta vez consecutiva na final, vencendo por 83-82, e Parker tornou-se no primeiro jogador europeu a receber o prémio. O base de 1,88m, que converteu 24 pontos no jogo, disse estar «sem palavras» pela concretização do sonho. «Vou acordar amanhã e quando olhar para o troféu vai continuar a ser um sonho», disse o internacional francês de 25 anos, citado pela Eurosport.
Tony Parker estreou-se na NBA aos 19 anos, mas o interesse pela mais famosa liga de basquetebol do mundo começou bem cedo, quando ainda residia na França. Enquanto grande parte do país dormia, o atleta acordava às três da manhã para ver os jogos dos Chicago Bulls e de Michael Jordan, o seu ídolo, às escondidas dos pais.