Voltou a NBA, com nada menos que dois clássicos mais a reedição da final da época passada. Ao contrário do jogo do título da última temporada, desta vez os Miami Heat venceram os Dallas Mavericks.

Mas não foi aí que começou a NBA 2011/12, que chegou com dois meses de atraso por causa do lock out. O primeiro jogo da temporada aconteceu no Madison Square Garden e pôs frente a frente os New York Knicks e os Boston Celtics. Levaram a melhor os homens da casa (106-104), liderados por Carmelo Anthony.

«Melo» marcou 37 pontos, incluindo os últimos cinco dos Knicks, e ainda conseguiu oito ressaltos, três assistências e duas recuperações de bola. Foi ele quem converteu dois lançamentos livres a 16 segundos do apito para garantir a vitória dos Knicks.

Depois, então, a reedição da final. Os Heat conseguiram uma pequena desforra, ao conseguirem uma vitória clara, por 105-94. Lideraram desde o início e a diferença só não foi maior porque os Mavericks reagiram no quarto período e diminuiram a desvantagem. LeBron James, com 37 pontos, 10 ressaltos e seis assistências, foi o melhor marcador dos Heat e do jogo.

A noite de Natal não acabou sem outro clássico, entre os LA Lakers e os Bulls. Levaram a melhor os homens de Chicago (8-87), com reviravolta, frente a uns Lakers algo desfalcados. Terminou em estilo, com Luol Deng a roubar uma bola a Kobe Bryant, a 16 do apito final, permitindo a Derrick Rose fazer o cesto da vitória.

A época regular da NBA terá esta época apenas 66 jogos, contra os habituais 82.

Resultados de domingo:

LA Lakers-Chicago Bulls, 87-88

Golden State Warriors-LA Clippers, 86-105

New York Knicks-Boston Celtics, 106-104

Dallas Mavericks-Miami Heat, 94-105

Oklahoma City Thunder-Orlando Magic, 97-89