faaaaantástica

Os primeiros três jogos estão agendados para a noite/madrugada de terça-feira (28 de outubro): New Orleans Pelicans-Orlando Magic, San Antonio Spurs-Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers-Houston Rockets.

A história começa a ser escrita agora.

Em Cleveland, tréguas estabelecidas: LeBron James volta a casa para liderar o sonho do primeiro anel dos Cavaliers. E ainda há o base Kyrie Irving e o extremo/poste Kevin Love (soberbo atirador), os soldados da Guarda Real de Sua Iminência, King James.

Spursstaff

Chicago, com Derrick Rose e Pau Gasol (ex-Lakers), apresenta uma candidatura credível. Os Bulls não terão ainda a fúria dos tempos de Jordan e Pippen, mas estão claramente apetrechados para a longa luta que aí vem.

Na Cidade dos Anjos, os Clippers partem muito à frente dos Lakers. Muitas soluções, plantel vasto, treinador experiente (Doc Rivers, campeão com os Celtics) e uma estrela da dimensão de Blake Griffin. Nem a polémica em torno dos comentários racistas de Don Sterling (ex-dono da equipa) roubará o merecido protagonismo a este grupo.

De Oklahoma chega um enorme if. E se Kevin Durant não recuperar dos insistentes problemas físicos? O fantástico extremo dos Thunder (média de pontos de 29.6 na época passada) arranca a regular season lesionado. Sem ele, conseguirá Russel Westbrook envergar o papel de líder?

Esquecemo-nos dos Miami Heat para protagonistas nesta Guerra dos Tronos versão NBA 2014/15? Na verdade, não. Sem LeBron, os bicampeões de 2012/2013 saem naturalmente enfraquecidos e colocam as novas aspirações nas mãos de Dwayne Wade e Chris Bosh. Parece pouco.

O que ainda pode fazer Kobe Bryant?

Numa segunda linha de pretensão ao trono, o Maisfutebol olha com atenção para os Washington Wizards. John Wall (19.3 pontos e 8.8 assistências por jogo) tem agora a companhia do experiente Paul Pierce (37 anos, 75 jogos, média de 13.5 pontos por jogo nos Brooklyn). Será que os homens da capital deixarão de ser meros underdogs?

Neste pelotão incluímos também os Portland Trail Blazers, os New York Knicks e os LA Lakers.

No frio de Oregon, LaMarcus Aldridge continua a incendiar todos os limites. O extremo/poste é o nome maior de um cinco inicial intocável: Damian Lillard, Wesley Matthews, Nicolas Batum e Robin Lopez completam as escolhas principais de Terry Stotts.

Nos Lakers, Kobe Bryant – 36 anos e só seis jogos oficiais na temporada passada – tem um pesado fardo às costas: a obrigação de justificar o salário mais alto da liga, 18,5 milhões de dólares anuais.

Big Apple

Carmelo Anthony, estrela maior do roster, passará a ser treinado por Derek Fisher, antigo jogador de Jackson em LA.

Dois rookies para seguir com atenção

Jabari Parker (Milwaukee Bucks) e Andrew Wiggins (Minnesota Timberwolves). Se as previsões dos experts e analistas do basquetebol universitário dos EUA estiverem certas, serão eles os mais fortes contendores a rookie do ano.

Parker, um poderoso extremo de 2,03 metros e 107 kgs, impressionou na pré-temporada. Nasceu em Chicago, tem 19 anos e vem de uma campanha fantástica ao serviço dos Duke Blue Devils, a equipa da Universidade de Durham, na Carolina do Norte: 35 jogos, média de 19.1 pontos e 8.1 ressaltos por jogo.

Wiggins foi contratado pelos Cleveland e enviado para Minnesota, no negócio que colocou Kevin Love nos Cavaliers. É originário de Toronto, tem também 19 anos e muitos comparam-no a Tracy McGrady. 203 centímetros por 90 quilos formatam um base/extremo capaz de lançar bem e ser interveniente no jogo interior.

Da pré-temporada sobraram os seguintes registos:

CONFERÊNCIA ESTE

Divisão Atlântica

. Toronto Raptors: 7 vitórias/1 derrota

. Brooklyn Nets: 4/2

. Boston Celtics: 5/3

. New York Knicks: 3/4

. Philadelphia 76ers: 2/6

Central

. Cleveland Cavaliers: 5/2

. Detroit Pistons: 5/2

. Chicago Bulls: 4/4

. Indiana Pacers: 3/4

. Milwaukee Bucks: ¾

Sudeste

. Atlanta Hawks: 4/3

. Orlando Magic: 4/4

. Miami Heat: 4/4

. Washington Wizards: 4/4

. Charlotte Hornets: 3/5

CONFERÊNCIA OESTE

Noroeste

. Minnesota Timberwolves: 5/2

. Utah Jazz: 5/3

. Portland Trail Blazers: 4/3

. Oklahoma City Thunder: 2/5

. Denver Nuggets: 2/6

Pacífico

. Golden State Warriors: 6/2

. Phoenix Suns: 5/2

. Sacramento Kings: 3/4

. LA Lakers: 3/5

. LA Clippers: 2/6

Sudoeste

. Houston Rockets: 6/2

. New Orleans Pelicans: 5/2

. Dallas Mavericks: 4/4

. Memphis Grizzlies: 3/5

. San Antonio Spurs: 2/5