Neemias Queta vai integrar a preparação dos Boston Celtics com vista à preparação para a temporada 2023/24, segundo informou esta segunda-feira a equipa da NBA (Liga norte-americana de basquetebol).

O internacional português, dispensado pelos Sacramento Kings a 13 de setembro, depois de duas temporadas, faz parte da lista de dezoito atletas elaborada pelo técnico Joe Mazzulla.

Luke Kornet e Al Horford, da República Dominicana, são os principais concorrentes de Queta para a posição de poste.

O primeiro encontro de cinco da pré-temporada está agendado para 8 de outubro, no TD Garden, em Boston, diante dos Philadelphia 76ers.

Queta, de 24 anos, poderá alinhar quer nos Boston Celtics quer na equipa secundária, os Maine Celtics, à semelhança do que aconteceu nos Sacramento Kings, pelos quais tinha um contrato de duas vias, de modo a permitir a utilização nos jogos na NBA, bem como nas partidas da equipa secundária, os Stockton Kings, na Liga de desenvolvimento (G-League).

Em agosto deste ano, o poste celebrou um «contrato padrão» com os Kings, mas acabou por ser dispensado, tornando-se num jogador livre (free agent), o que lhe permitiu assinar por qualquer outra equipa para prosseguir a carreira, como agora aconteceu.

O poste, de 24 anos, foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do draft da NBA de 2021, tendo-se tornado o primeiro português a jogar na competição.

Nas primeiras duas épocas na NBA, Neemias Queta participou em 20 jogos pela equipa de Sacramento. O poste foi mais utilizado nos Stockton Kings, pelos quais disputou 43 encontros na época passada, com médias de 17,7 pontos, 8,7 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento por partida.

Os bons desempenhos na G-League valeram ao jogador português o segundo lugar na votação de Jogador Mais Valioso (MVP) da fase regular da prova, atrás do base Carlik Jones.