Nelson Évora, detentor do título olímpico no triplo salto, tem a participação nos Jogos Olímpicos de Londres em risco, após ter sofrido, nesta quarta-feira, nova lesão óssea no mesmo local (tíbia direita) a que foi operado há dois anos, devido a uma fractura de esforço.

O incidente ocorreu no Centro de Alta Competição (CAR) do Estádio Nacional, durante o aquecimento para uma prova de triplo salto do Torneio de Preparação da Associação de Atletismo de Lisboa. Segundo relata a Lusa, a lesão foi audível para as pessoas que seguiam os preparativos para a prova, com o atleta do Benfica a ficar muito queixoso.

Transportado ao Hospital de São Francisco Xavier, para os primeiros exames, Nélson Évora viu confirmada a lesão óssea, que obriga a uma reavaliação nesta quinta-feira, pelo Corpo Clínico do Benfica. Só depois será possível avaliar qual a extensão da lesão e o tempo necessário para a sua recuperação.

Depois do título olímpico em Pequim, há quatro anos, Nelson Évora esteve mais de um ano sem competir, depois da operação a que foi sujeito em fevereiro de 2010. Em 2011, o atleta regressou em bom plano, a tempo de se sagrar campeão mundial universitário e quinto classificado no Mundial de Daegu. A pouco mais de seis meses dos Jogos Olímpicos Londres 2012, esta lesão coloca em dúvida a sua presença, uma vez que, para além do tempo de recuperação, irá atrasar todos os planos de preparação.