Neymar deu uma entrevista ao site oficial do Barcelona e, a três dias do jogo com o Real Madrid, o «clássico» do Camp Nou foi obviamente o assunto principal. O avançado diz que é um dos jogos com que todos os jogadores sonham participar um dia e na memória guarda um em que Ronaldinho Gaúcho marcou dois golos. O internacional brasileiro revela ainda que já trocou algumas «provocações» com o compatriota Marcelo.

Será o primeiro clássico de Neymar, o principal reforço do clube catalão para a presente temporada. «Um clássico é o mais importante para qualquer jogador. É o jogo que todos os futebolistas querem participar, em que querem mostrar o seu melhor futebol. Este será o meu primeiro e espero fazer uma grande estreia, preferencialmente com uma vitória», começou por destacar.

A maior parte dos jogadores que vão participar no clássico já sabem com o que contar, mas o que sente um jogador à beira da estreia num jogo destes? «Particularmente, acredito que a ansiedade é igual em todos os jogos. Percebo que se trata de um clássico muito importante, mas penso que a sensação de sentir borboletas no estômago é a mesma que sinto antes de um jogo normal», comentou.

Quanto a recordações sobre os clássicos, Neymar não esquece um com Ronaldinho em plano de destaque. «Lembro-me de um, penso que foi em 2005, em que Ronaldinho marcou dois golos. É o Barça-Madrid que mais me recordo», atirou.

Mas os clássicos não um exclusivo do campeonato espanhol. Cada país tem, pelo menos, um e o Brasil até tem vários. Neymar, antigo jogador do Santos, recorda os clássicos paulistas. «Há muitos. Tenho estórias com três. Frente ao Palmeiras foi o primeiro e estive bem. Era uma meia-final e ganhámos. Logo a seguir foi com o Corinthians, numa final, e perdemos. Frente ao São Paulo foi também uma meia-final que ganhámos e em que eu tive a felicidade de marcar três golos», lembrou.

Apesar da diversidade brasileira, um clássico é sempre um clássico. «Há muita rivalidade. Durante toda a semana só se fala no clássico. É o tema central da imprensa e dos adeptos. Mesmo os jogadores das equipas rivais que têm alguma relação de amizade, fazem apostas entre eles e picam-se sobre o jogo. Isso é o mais divertido no futebol», acrescentou.

Por falar em picar o adversário, Neymar não esqueceu o amigo Marcelo. «Sim, falámos um pouco sobre o clássico. Temos uma relação fantástica, é um grande amigo que tenho no futebol, mas já lhe disse que dentro do campo vai ganhar o Barcelona», contou.

Uma entrevista que assinala a estreia da versão portuguesa do site catalão. «Fiquei feliz com essa notícia porque o Barcelona é um clube mundial que tem adeptos em todo o mundo. No Brasil também, por todos os grandes jogadores brasileiros que já passaram pelo clube. Penso que a proximidade com o Brasil será agora ainda maior», destacou ainda.