Neymar, avançado do Santos, foi eleito como melhor jogador das Américas de 2011, na tradicional votação promovida pelo jornal uruguaio «El País». O internacional brasileiro foi o mais votado entre os jogadores que alinham em equipas do continente, por um painel de 247 jornais e revistas de dezanove países das Américas.

O jovem avançado, que ajudou o Santos a conquistar a Taça Libertadores, destacou-se com um total de 130 votos à frente do chileno Eduardo Vargas (Universidade do Chile), com 60 votos, e do seu compatriota e companheiro de equipa Paulo Ganso que recolher 33 votos.

Neymar, um dos alvos mais pretendidos pelos grandes clubes europeus, com Real Madrid e Barcelona na corrida, sucede assim ao argentino Andrés D¿Alessandro e é o primeiro brasileiro a ganhar o prémio desde 2000. Romário tinha sido o último.

O «El País» elegeu ainda Óscar Tabarez, seleccionador do Uruguai, como melhor treinador do ano. Na sexta-feira passada, o jornal já tinha elegido, pela terceira vez, o argentino Lionel Messi como melhor jogador a actuar na Europa.