O Sporting abriu-lhe as portas do sonho e trouxe-o do continente africano para mostrar os seus dotes futebolísticos na Europa.

Uma época no clube de Alvalade, escassa em oportunidades na equipa principal, levaram-no a fazer uma temporada regular na equipa B leonina. O menino do Gana, internacional pelo Burkina Faso, queria mais. Rumou a Guimarães e já marca na Liga Europa.

O Maisfutebol traça-lhe o perfil de Nii Adamah Plange, conhecido no mundo do futebol como Nii Plange. O extremo de 24 anos que viveu uma semana de sonho na cidade-berço.

Estreou-se com a camisola do V.Guimarães no primeiro jogo em que estava disponível, jogando a última meia hora, e convenceu Rui Vitória a dar-lhe a titularidade no jogo da Liga Europa com os croatas do Rijeka.

Aposta acertada. O extremo foi um dos jogadores mais influentes do ataque vimaranense, estreou-se nas provas europeias e logo com um golo. Em cinco dias com a camisola do V.Guimarães o jogador teve, finalmente, capacidade de entrar na alta-roda do futebol.

Não pela porta que o Sporting havia aberto, mas pela entrada proporcionada pelos «Conquistadores».

Um português trocou-lhe as voltas

Nii Plange nasceu em Accra, capital o Gana, a 26 de junho de 1989. Fez a formação na Academia do Feyenoord situada naquele país, representando também o clube enquanto sénior. Em junho de 2009 mudou-se para a Costa do Marfim, para representar o ASEC Mimosas por empréstimo do Feyenoord.

Na época seguinte rumou para Burquina Faso para representar o ASFA Yennenga. Foi aí que constituiu família, ao casar-se com uma mulher natural do Burquina Faso, o que lhe permitiu obter dupla nacionalidade, podendo assim representar a seleção daquele país.

Estreou-se no dia 10 de agosto de 2010 com a camisola do Burquina Faso, pela mão do treinador português Paulo Duarte. A estreia foi feita num jogo de carácter particular diante da congénere da África do Sul.

Na sua reformulação da seleção do Burquina Faso, Paulo Duarte trocou as voltas a Plange, convencendo-o a representar a sua seleção.

Já marca na Liga Europa

Aterrou em Lisboa na época passada para representar o Sporting, tendo sido integrado na equipa B dos leões. Alinhou em 28 encontros do Sporting B, nos quais apontou 4 golos na segunda liga portuguesa. Marcou por duas vezes ao Leixões, ao Desportivo das Aves e ao União da Madeira.

Estreou-se no principal campeonato português na derradeira jornada da época, em Aveiro. Nii Plange esteve em campo apenas um minuto no Municipal de Aveiro, depois de entrar já no decorrer dos descontos.

«Todos os jogadores querem jogar a um nível europeu», disse Nii Plange a quando da chegada a Guimarães depois de se ter desvinculado dos leões. E não é que Plange já joga e marca a nível europeu? Que futuro lhe espera o que falta da época no Vitória?