«Ah grande Messi!». A bola de jogo é-lhe atirada, antes de uma entrevista rápida para as televisões, rádios e jornais que compareceram no Jamor. Olhamos em volta: os três canais enviaram mulheres para fazer a cobertura, um diário desportivo também. Nas redacções elas ganham lugares, nos relvados fazem tudo para que se olhe para elas, no Jamor uma iguala um recorde com 59 anos! Falou de Messi, mas foi heroína como um avançado do Benfica o fora em 1950/51. «A sério, não sabia, ainda bem que me conta isso. Fico muito feliz!»

Lágrimas, insultos e «revolução»(?) na final feminina no Jamor

Carla Couto apanhou a bola de jogo com as mãos, mas foi com os pés que apontou quatro golos no Jamor. Ainda teve participação directa em mais dois, mas é pelo póquer que vai ficar nos registos do estádio. Uma mulher conseguiu o que nenhum homem alcançara: fazer tão bem como Rogério Pipi, o maior goleador em finais de Taça e o que mais golos tinha num só jogo no Jamor, em final de Taça: em 1950/51 fez um póquer frente à Académica, numa vitória do Benfica por 5-1; o melhor registo em finais também lhe pertence, com cinco golos ao Estoril (8-0), em 1944. Esse jogo, porém, foi nas Salésias.

«Correu bem, mas há que enaltecer o trabalho de equipa, não me lembro de ter marcado tantos golos num só jogo.» Deco declarou o argentino Messi como o craque humilde; poucos dias depois do póquer do dez do Barcelona na Liga dos Campeões, Carla Couto não só imitou o argentino no relvado, como o fez fora dele. Elogiou o 1º de Dezembro, sabendo que Messi é diferente sem Xavi ou Iniesta e Carla não é a mesma sem Tânia Pinto ou Carla Cristina, a quem sucedeu como capitã, assim que a guarda-redes se retirou ao minuto 90.

Carla Couto é a mais internacional do futebol português, com mais de cem jogos pela selecção. Recebeu o prémio de melhor jogadora em campo, e não foi um «trem de cozinha», como alguém brincara. Aliás, quando a provocam, como o Maisfutebol provocou sobre o que tem a dizer quando ouve que o futebol é para homens e de barba rija, Carla Couto dispara: «Os meus quatro golos respondem a isso!» E o recorde também¿