O Corinthians venceu os bolivianos do San Jose esta quarta-feira em casa, por 3-0, em jogo da Taça Libertadores da América e garantiu o primeiro lugar do grupo 5. Romarinho abriu o marcador aos 25 minutos e na segunda parte, Guerrero fez o 2-0. Já no último minuto do jogo, Pato fez a assistência para Edenilson fazer o 3-0 final.
Os golos do Corinthians na Libertadores
Antes do jogo, a claque do Corinthians organizou uma manifestação no exterior a pedir a libertação dos 12 corintianos presos na Bolívia devido à morte de um adepto do San Jose no jogo entre as duas equipas há cerca de dois meses por um pertardo.
O protesto, inicialmente pacífico, terminou com uma promessa: Se até dia 17 não forem libertados, haverá uma manifestação na Avenida Paulista, em frente ao Consulado Boliviano, que desta vez não terá um caráter tão tranquilo. «Já nos apelidam de malucos, por isso, vamos partir tudo. Se for preciso entrar em confronto com a polícia, vamos entrar. Mas ninguém entra e ninguém sai do consulado».
Jovem boliviano morto foi ignorado no Bolívia-Brasil
Antes da ameaça feita ao microfone de um carro de som membros da claque fizeram um apelo aos governos de Bolívia e Brasil pela liberdade dos detidos. «Não podemos aceitar esta injustiça. Eles não têm culpa. A justiça boliviana é muito lenta e não dá direito de defesa aos corintianos. É preciso fazer algo. Já passaram 50 dias e nada mudou», disse Juan Ventura, que se apresentou como representante no Brasil da Associação dos Bolivianos no Exterior.
Dentro do estádio, os jogadores do San José entraram em campo com uma faixa em homenagem a Kevin Beltrán, o adepto morto, mas durante o jogo, os adeptos continuaram a gritar: "É guerra, é guerra, liberdade ou guerra».
Resultados
Nos outros jogos do dia, o mexicano Tijuana venceu o colombiano Millonarios por 1-0 e terminou a fase de grupos na segunda posição do grupo 5, atrás do Corinthians.
Na partida disputada em Tijuana, a equipa local marcou por intermédio do equatoriano Fidel Martínez, aos 93 minutos, deixando deixou os mexicanos com 13 pontos, o mesmo número do Corinthians, mas com vantagem pelo número de golos marcados.
No grupo 8, Grêmio e Fluminense empataram 0-0, mas ficam a apenas um ponto do apuramento dos oitavos de final, bastando apenas um empate a ambas as equipas.
Uma das maiores surpresas da noite foi o estreante Real Garcilaso que se aproximou do apuramento ao golear o Cerro Porteño por 5-1, num jogo a uma altitude de 3.400 metros.