O regresso de Raúl aos relvados espanhóis e a segunda visita do Tottenham a Milão, depois do embate com o Inter, na fase de grupos, marcam o regresso da Liga dos Campeões, já nesta terça-feira. Numa fase da prova já sem equipas portuguesas, a representação lusa vai ficar a cargo de jogadores dispersos por quatro equipas: Valência (Ricardo Costa e Miguel), Chelsea (Paulo Ferreira e Bosingwa), Man. United (Nani e Bebé) e Real Madrid (Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe, além de Mourinho).

Com os oitavos-de-final repartidos por quatro dias, ao ritmo de dois jogos por dia, o prato forte desta terça-feira está marcado para São Siro, com o Milan-Tottenham a pôr frente a frente o líder da Série A, moralizado pela recente goleada ao Parma (4-0) com a equipa sensação da primeira fase, pela forma categórica como venceu o grupo A, à frente do campeão em título, o Inter.

No entanto, a segunda viagem a Milão, depois da derrota com o Inter por 4-3, a 20 de Outubro, anuncia-se mais delicada para os homens de Harry Redknapp, privados da sua estrela maior, o galês Gareth Bale, autor de um hat-trick nesse jogo memorável. Além do extremo galês, também o croata Modric e o central Ledley King são baixas para esta noite. Já Crouch e Van der Vaart, tocados, devem recuperar a tempo de alinhar frente a um Milan que parece mais forte do que na fase de grupos, quando foi claramente superado pelo Real Madrid.

Sem Ronaldinho, de volta ao Brasil, a equipa treinada por Massimiliano Allegri conta, ainda assim, com as suas estrelas brasileiras, Robinho e Pato para desequilibrar na frente. Pirlo, Ambrosini e Boateng deixam as opções para o meio-campo mais limitadas, numa eliminatória em que o Milan pretende inverter a história recente, já que nas últimas duas edições da Liga dos Campeões foi afastado por equipas inglesas.

Calendário da Liga dos Campeões

No outro jogo da noite, o Valência de Ricardo Costa e Miguel, terá de justificar o relativo favoritismo diante de um Schalke que, na fase de grupos, deixou o Benfica pelo caminho. O regresso aos relvados espanhóis de Raúl, melhor marcador nas provas europeias, (70 golos, em igualdade com o italiano Inzaghi) é o foco das atenções no Mestalla, onde a irregular equipa alemã, décima no seu campeonato, tem como primeiro objectivo conseguir pelo menos um golo.

Os três antigos jogadores do Real Madrid (Raúl, Huntelaar e Metzelder) e o ex-colchonero Jurado dão um toque de familiar a este embate, para o qual o técnico do Valência, Unai Emery, não poderá contar com Albelda, lesionado, tendo Mata em dúvida, devido a uma entorse no tornozelo, enquanto o Schalke estará privado do defesa Papadopoulos.

Jogos desta terça-feira (19.45):

Valência-Schalke

Milan-Tottenham