O Sporting entrou bem na Liga Europa, ao vencer nesta quinta-feira o Nordsjaelland, por 1-0, na Dinamarca. Vukcevic marcou no Farum Park, o palco da primeira mão da terceira pré-eliminatória da prova.

Neste primeiro jogo oficial da equipa leonina, Paulo Sérgio apostou no 4x4x2, com João Pereira, Polga, Carriço e Evaldo na defesa, Vukcevic, Maniche e Pedro Mendes e Djaló no meio-campo, Saleiro e Postiga na frente de ataque.

A baliza do Sporting ficou entregue a Rui Patrício, que logo no início sentiu o perigo bem à sua frente. Aos dois minutos, o jovem médio Andreas Laudrup revelou a herança do pai Michael e desmarcou o avançado Nicki Nielsen, que rematou e obrigou o guarda-redes dos «leões» a defender com os pés.

Recorde o AO MINUTO

Veja a ficha de jogo

Os dinamarqueses pouco mais fizeram e o Sporting comandou no jogo. Aos sete minutos, Vukcevic ameaçou com um bom remate, que o guarda-redes Jesper Hansen defendeu junto ao poste direito. A mexer-se bem na frente, o montenegrino passou das ameaças à concretização e inaugurou o marcador aos 24 minutos, após um excelente passe de Maniche. O médio, que recuperou a tempo de uma lesão no pé esquerdo, ganhou uma bola no meio-campo, leu bem o jogo e atirou directo para Vukcevic, que afastou o guarda-redes e rematou para o fundo das malhas.

Já sem Pedro Mendes, que se lesionou perto do intervalo e foi rendido por Miguel Veloso, o Sporting voltou a entrar com perigo na segunda parte Por três vezes, Hélder Postiga teve o golo nos pés. O ponta-de-lança rematou com perigo aos 57 minutos, mas um dinamarquês salvou sobre a linha de golo. Um minuto depois, Postiga pôs o guardião Hansen à prova e, aos 75, foi o poste que negou o golo ao avançado.

O Nordsjaelland chegou mais vezes à baliza dos «leões», mas foi o Sporting que manteve o domínio do jogo até final. Prova disso foram os vários remates nos últimos dez minutos de jogo. Maniche protagonizou o tiro mais perigoso, mas o incansável guarda-redes Hansen não permitiu que os leões levassem uma vantagem mais gorda para Alvalade. Dia 5 de Agosto decide-se a eliminatória, na casa dos «leões».