Iker Casillas disse esta semana que o FC Porto não tinha o ADN de campeão, na sequência de três anos sem conquista de troféus. Nuno Espírito Santo foi confrontado com as palavras do guarda-redes e explicou como pretende recuperar essa mentalidade.

«Se analisarmos e observamos o plantel que temos, temos muita juventude, muitos jogadores que integraram o FC Porto e que estão cá», começou por dizer. Silvestre Varela é o único com registo de títulos pelo clube azul e branco.

Nuno alongou o seu raciocínio: «O ADN constrói-se no dia a dia, todos temos a capacidade de saber a grandeza do clube que representamos, a obrigação que temos de quebrar um ciclo que três anos sem vencer títulos. isso é construção, constrói-se com compromisso, cooperação e comunicação. Estamos a dar passos muito firmes nesse sentido. Termos ADN de campeão é no dia a dia, é sentir o desejo de ganhar.»

«Desde o primeiro dia que o nosso processo é um processo de evolução. Os jogadores souberam sair de uma situação dificil, souberam encontrar soluções e dar um passo em frente. Muitas vezes eles não entendiam porque é que o golo não acontecia, souberam acreditar, souberam ser persistentes e sair para uma dinâmica diferente, onde as coisas acontecem naturalmente, as vitórias são consecuitvas e importantes, isso é o crescimento, procuramos que esse crescimento seja sustentado no tempo», salientou o técnico.

Nuno Espírito Santo: «Ganhar para continuar a somar»

O golo do jovem Rui Pedro frente ao Sp. Braga (1-0) quebrou o jejum de golos e lançou o FC Porto para uma boa série de vitórias: «Foi um momento importante, sem dúvida, há que dá valor a esse momento, num jogo difícil, com muitas oportunidades que não estávamos a concretizar. Mas não creio que tenha sido o momento, o futebol é feito de muitos momentos.»

«O importante é ser persistente nas ideias, cada dia é um dia importante no nosso crescimento, esse dia foi, o jogo a seguir também fio. Amanhã temos nova oportunidade para ser cada vez mais equipa, continuar com a nossa evolução. O que nos move é uma grande vontade de ganhar e crescer», concluiu Nuno.