Rui Miguel e David Silva conhecem o CSKA Sofia por dentro. Os dois portugueses jogam agora no Kilmarnock (Escócia) mas passaram alguns anos da carreira na Bulgária. Rui Miguel, comecemos por ele, detecta defeitos e virtudes num «clube histórico» mas que parece estar «estagnado no tempo».

O avançado formado na Académica considera que o principal problema do adversário do F.C. Porto reside precisamente na sua própria forma de existir. É um clube antropófago, alimenta-se dos seres que o compõem. Atente-se no exemplo que se segue.

«Estávamos a fazer uma excelente pré-época e vencemos todos os jogos. Jogávamos um bom futebol, o treinador era excelente, disciplinado, e de repente foi despedido. Bastou começar mal o campeonato. À terceira jornada já estava na rua», conta Rui Miguel ao Maisfutebol, no que é acompanhado por David Silva.

Rui Miguel e David Silva: felizes na «Inglaterra em ponto pequeno»

«É um clube com dinheiro, mas muito complicado. As próprias condições de trabalho reflectem o atraso em que vivem. O Kilmarnock é uma instituição mais pequena, sem o palmarés do CSKA, mas possui infra-estruturas muito superiores.»

A instabilidade é alastrada ao balneário e, muitas vezes, ateada pelos próprios jogadores. «Os búlgaros são muito fechados. Sente-se que vivem ainda no medo, têm mentalidade conservadora e isso é perceptível no futebol. Vivi muitos problemas, mas cresci. Enfim, é uma experiência que fica para trás», desabafa Rui Miguel.

Destaques? Marquinhos e o holandês das lesões

Vamos ao futebol. Rui Miguel e David Silva não hesitam na hora de apontar o perigo público número um na equipa do CSKA. «O Marquinhos é o melhor jogador da equipa», respondem em uníssono, enquanto elogiam o extremo brasileiro. «É rápido, tem técnica e consegue desequilibrar um jogo.»

Rui Miguel também gosta de um extremo holandês [Gregory Nelson] que, porém, «passa a maior parte do tempo lesionado». David Silva destaca a qualidade de Yordan Minev, «um lateral direito de qualidade».

Contas feitas, ambos apostam no triunfo do F.C. Porto, embora avisem que «a má posição do CSKA Sofia no campeonato» não garanta nada. «Estão no nono lugar, é certo, embora tenham futebol para mais. O ano passado também estávamos mal no campeonato e fizemos um bom trajecto na Europa», recorda Rui Miguel.

Dois trajectos cheios de pontos em comum

Rui Miguel tem 26 anos, é avançado e construiu uma história bonita na Bulgária. Formado na Académica, ainda representou o Sp. Pombal e o Tourizense antes de chegar aos escoceses do Falkirk, na época 2006/07.

No ano seguinte passou para o Lokomotic Mezdra, naquela que foi a sua primeira experiência na Bulgária. Esteve duas épocas no CSKA Sofia e regressou há duas semanas à Escócia, agora para vestir a camisola do Kilmarnock.

David Silva joga habitualmente a extremo e tem 23 anos. Representou o F.C. Porto B, o Tourizense e os búlgaros do Lokomotiv Mezdra entre 2007 e 2009. Passou ainda pelo CSKA Sofia e esteve até Julho no Castellon (Espanha). O reencontro com Rui Miguel teve lugar em Kilmarnock.



Os melhores momentos de Rui Miguel no CSKA: