José Eduardo Bettencourt, director-executivo da SAD do Sporting, revelou um desabafo tido por Rui Jorge a partir do momento em que se soube da análise positiva no jogo com o Moreirense, da 22ª jornada: «preferia partir uma perna e não ir ao Europeu a ver o meu nome envolvido numa situação destas», terá afirmado o jogador quando o problema foi detectado.
Já no decorrer da conferência de imprensa, o internacional português deu a sua versão dos acontecimentos: «Tenho um problema de rinite alérgica, e fui consultar o alergologista, que me receitou dois medicamentos. Foi com surpresa que soube esta notícia, no próprio dia em que fiz o controlo anti-doping, de consciência absolutamente tranquila».
«Lamento que isto se esteja a passar comigo, é uma situação revoltante, espero que os efeitos sejam minorados o mais possível. Sei que isto nunca vai ser apagado, há sempre mentes mal-intencionadas, que vão ter uma oportunidade maior do que as que estão a ter para me atacar», referiu o jogador, que reiterou por diversas vezes estar disponível para responder a todas as perguntas dos jornalistas, de forma a não alimentar interpretações erróneas do sucedido.