Publicado originalmente a 4 de abril de 2012

Minuto 71 em Ewood Park. Rooney e Giggs estão junto à bola, num livre. Ambos partem para a marcação e, depois, o avançado bate a falta. Os ingleses apressaram-se a catalogar o lance de «erro», pelo facto de os dois jogadores do Manchester Utd terem corrido ao mesmo tempo para a bola. Puro engano. Dos comentadores ingleses, claro. Bastava recordarem-se do lance de Dani e Bruno Caires, no Mundial sub-20 do Qatar (vídeo, a partir do minuto 2), para perceberem que aquilo era uma jogada estudada.

O golo dessa seleção orientada por Nelo Vingada espantou o mundo na altura, pela ousadia do engano frente à Holanda. O golo de Agostinho é uma das jogadas míticas do nosso futebol, até. Os ingleses, entretanto, acordaram para a vida. Emendaram a falha. E lembraram-se que a cena de Dani e Bruno Caires saiu de um pensamento de...Alex Ferguson.

No início dos anos 80, o Aberdeen era uma equipa em moda na Europa. Orientada pelo agora treinador do Manchester United, a equipa escocesa conquistou uma Taça das Taças, em 1982/83. Pelo meio, deixou para trás o poderoso Bayern Munique, nos quartos de final. Na Escócia, um dos golos frente aos alemães surgiu precisamente numa jogada dessas.

Ferguson era um treinador à frente do tempo, como prova o vídeo. E continua a usar a jogada: