O fim de semana que só acaba segunda-feira, com um Arsenal-Chelsea a prometer muito, coroou campeã do mundo a equipa do ano. O Bayern Munique somou em Marrocos o quinto troféu de 2013: Bundesliga, Taça da Alemanha, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia e Mundial de clubes. 



O jogo com o Raja Casablanca propriamente dito não fica para a história. O Bayern, muito superior, venceu por 2-0, tranquilo. Foi mais animado o encontro que decidiu o terceiro lugar do Mundial de clubes, entre Guanghzou e At. Mineiro. Teve emoção até ao fim, Ronaldinho a encantar, a marcar um livre fantástico e a acabar expulso.



Marrocos serviu de resto para fazer crescer a lenda de Pep Guardiola, o único treinador com três títulos mundiais de clubes. Ainda que o catalão, como ele próprio disse, não tenha tido muito a ver com este.

Enquanto o Bayern recolhia mais uma taça para o seu museu, na Bundesliga o Borussia Dortmund acrescentava miséria à triste época que está a fazer a nível doméstico: perdeu em casa com o Hertha Berlim ( 1-2) e, no fim da ronda, caiu para o quarto lugar, a 12 pontos do líder Bayern e a cinco do segundo lugar, onde mora o Bayer Leverkusen.

Classificação e resultados da Bundesliga

Em Espanha, os grandes tremeram, mas venceram. As emoções começaram no sábado, onde o At. Madrid apanhou um susto frente ao Levante, mas acabou a vencer e a a assegurar que o ano terminava a condizer com o que tem sido esta época da equipa de Simeone: no topo. 

Neste domingoà tarde, o Getafe espantou o mundo quando, aos 15 minutos, vencia o Barcelona por 2-0. Mas os catalães, que não tinham Messi nem Neymar, deram a volta. Um «hat-trick» de Pedro em oito minutos virou o jogo e deu a vitória ao Barça. E isto pode ser um sinal forte de que o Barcelona será campeão, sabia?

Barcelona e At. Madrid estão iguais na frente e o Real Madrid garantiu que não passa o ano a mais de cinco pontos, mas sofreu para vencer o Valência, num jogo marcado por mais um golo de Cristiano Ronaldo, ainda que em posição irregular.

Classificação e resultados da Liga espanhola

Em Inglaterra, à espera do Arsenal-Chelsea (segunda, 20h) passa o Liverpool o fim de semana na frente, depois de vencer o Cardiff (3-1) com mais um bis de Suárez, o uruguaio que, como disse no fim o treinador adversário «deve ser o melhor jogador do mundo por estes dias». Esse jogo ficou ainda marcado por imagens fortes de adeptos do Cardiff a manifestarem-se contra o dono malaio do clube, que quis despedir o técnico Makly Mackay. Tão fortes que, no dia seguinte, Vincen Tan recuou



Já neste domingo, o primeiro jogo do Tottenham para a Premier League depois de Villas-Boas viu o treinador interino Tim Sherwood marcar pontos: recuperou Adebayor e o avançado togolês bisou na vitória sobre o Southampton.

Resultados e classificação da Premier League

Em Itália houve dérbi de Milão, já depois de a Juventus ter mantido a liderança confortável, numa tarde de goleadas que viu também a Roma vencer o Catania por 4-0 e Iturbe marcar mais um golo nos 4-1 do Verona à Lazio. Um grande golo de calcanhar de Palacio a cinco minutos do final deu a vitória ao Inter e afundou ainda mais o Milan, que é 13º, a 27 pontos da Juve. 

Resultados e classificação da Serie A

Em França, foi num fim de semana a marcar passo que o PSG dobrou o campeonato na frente. Depois da derrota do Mónaco na sexta-feira, os parisienses não aproveitaram para aumentar muito a vantagem, empatando em casa com o Lille, que segue em terceiro.

Está assim o campeonato francês

O fim de semana deixou mais histórias. Como a de Jairo Riedewald, miúdo de 17 anos que saiu do banco a 10 minutos do fim para marcar o golo que permitiu ao Ajax vencer o Roda e apanhar o Vitesse na frente do campeonato holandês.




Ou o dia de sonho de Ross Barkley, 20 anos acabados de fazer, o « diamante» autor do golo que colocou o Everton para já em quarto lugar da Premier League, a dois pontos do líder. Ou ainda, para terminar com uma nota portuguesa, de Orlando Sá, que continua a marcar golos no Chipre. Neste domingo foram mais dois.