O ranking FIFA coloca Portugal e França como possíveis adversários: Portugal pode aliás defrontar no play-off de apuramento para o Mundial 2014 a França, a Islândia, a Suécia ou a Roménia.

Já a França, para além de Portugal, pode defrontar também a Croácia, a Grécia e a Ucrânia.

Se por cá é praticamente unânime, como disse Cristiano Ronaldo, que a França é o adversário a evitar, por lá também é dado como seguro que Portugal não seria um bom adversário.

«Não há jogos fáceis e temos de ser homens para tudo fazer para estar no Brasil. Apesar disso eu preferia evitar Portugal e a Croácia», garantiu Ribery.

Nasri tem uma opinião semelhante. «Eu preferia jogar com a Grécia ou a Ucrânia», referiu. «Portugal e a Croácia não me metem medo, mas têm grandes individualidades.»

Já o selecionador Didier Deschamps considera que não tem adversários favoritos. «Não tenho preferência», referiu. «Mas claro que na seleção de Portugal há o Cristiano Ronaldo, que tem muita influência, e a Croácia tem uma defesa forte, difícil de furar», acrescentou, dando a entender que estas duas equipas serão menos desejáveis.

A opinião em França, de resto, parece ser unânime. Para além de Deschamps, Ribery e Nasri, os franceses anónimos também dizem que seria melhor evitar Portugal e a Croácia.

O jornal LEquipe está a fazer uma consulta de opinião aos leitores sobre o adversário preferido para o play-off: Portugal surge em terceiro. A Croácia é o menos desejado, com dez por cento dos votos. Portugal tem onze por cento. A Ucrânia tem 28 por cento e a Grécia, de Fernando Santos, é claramente o mais desejado: 51 por cento dos votos.