O Atlético Mineiro, vice-campeão brasileiro em 2012, está na final da Libertadores e já sonha com o título sul-americano.

Para muitos, a formação de Belo Horizonte é também uma das principais candidatas ao título brasileiro em 2013, embora esta aposta na Libertadores terá custado um arranque menos poderoso do que se previa no Brasileirão.

Mas, afinal, o que é que At. Mineiro tem?

A jornalista Jessica Corais, especialista em futebol brasileiro, explica ao Futebol Brasil: «Acredito que uma das maiores razões para o sucesso do Atlético-MG passa por, para começar, uma mudança de mentalidade. Saíram daquele pensamento de fazer campeonatos para buscar uma vaga na Libertadores ou que só conquistava títulos regionais, para uma equipe que pode ganhar qualquer campeonato que dispute. O Atlético-MG olhou para seu passado grandioso e quis copia-lo no presente ou até mais, já que pela primeira vez em sua história chega a uma final de Libertadores».

Jessica Corais destaca ainda a massa adepta atleticana e a qualidade do treinador: «O Atlético-MG tem uma torcida apaixonada pelo clube, que abraçou todos os jogadores como se fossem seus ídolos, sem exceção. Tem um técnico, Cuca, que é contagiante, um símbolo de emoção e união de um grupo. Tem um elenco qualificado e extremamente comprometido com as vitórias, mesmo tendo que fazer sacrifícios como se concentrar no domingo para um jogo quarta-feira, inclusive com Ronaldinho Gaúcho, algo que todos pensaram ser impossível pela fama do atleta, mas que vem se mostrando um profissional exemplar, um líder. E, creio, acima de tudo, tem um presidente que briga, e como briga, pelo melhor do Atlético. Sem esses elementos o Galo Mineiro nunca teria chegado onde chegou e com certeza pode pensar em ir muito mais longe do que já está».

Histórico mineiro

Mesmo tendo apenas um título brasileiro no seu palmarés (logo o primeiro, sob o atual modelo do Brasileirão, em 1971), o At. Mineiro é um clube histórico, sendo de longe o emblema de Minas Gerais com mais títulos.

A rivalidade com o Cruzeiro faz parte da tradição e foi tema da estreia do novo Mineirão, um dos 12 estádios do Mundial-2014.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Fundação: 25 de março de 1908

Estádio: Independência

Lotação: 23 mil espetadores

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

Presidente: Alexandre Kalil

Treinador: Cuca

Principais títulos: um campeonato brasileiro (1971), um título da Série B do Brasileirão (2006), duas copas Conmebol (1992 e 1997), 42 estaduais mineiros (três deles nos últimos quatro anos)

PLANTEL

Guarda-redes: Victor, Lee, Giovanni e Paulo Victor

Defesas: Leonardo Silva, Réver, Jemerson, Rafael Marques, Gilberto Silva, Marcos Rocha, Carlos César, Michel, Júnior César, Richarlyson

Médios: Pierre, Leandro Donizete, Lucas Cândido, Josué, Rosinei, Ronaldinho, Bernard e Leleu

Avançados: Jô, Diego Tardelli, Guilherme, Alecsandro, Neto Berola e Luan