O Estoril Praia vai associar-se à Organização das Nações Unidas (ONU), ao comprometer-se com 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 do organismo. Luta contra a pobreza, combate às desigualdades e igualdade de género são alguns dos pontos que os canarinhos vão integrar e apresentar esta sexta-feira na dita iniciativa.

Os canarinhos são o primeiro clube do mundo a associar-se à agenda da ONU e vão utilizar a camisola dos ODS no «Programa Elite», que integra jovens atletas espalhados pelo mundo, em países como o Canadá, Índia, Colômbia, Líbia, Tailândia, Nigéria ou Rússia.

Entre 20 medidas apresentadas pelo clube, o Estoril pretende vincar a aposta no futebol feminino, com uma academia de futebol dos 8 aos 12 anos. Triplicar o número de mulheres nos órgãos sociais, tendo em vista a igualdade de género, é outra das prioridades do emblema da linha.

As iniciativas internas, com ações a desenvolver de atletas, dirigentes e infraestruturas do clube, coincidem com os ODS através da erradicação da fome, da pobreza, aposta na saúde e educação, energias renováveis, indústria, redução de desigualdades, clima e vida marinha.

Em setembro de 2015, na cimeira da ONU, mais de 150 líderes mundiais acordaram, em Nova Iorque, uma agenda de desenvolvimento sustentável com 17 ODS, a ser implementados até 2030, culminando na Agenda 2030.