Há muitos golos de placa. Em cada semana há um golo de placa, aliás. A expressão massificou-se para definir um grande golo. Um golaço, como é mais comum dizer em Portugal. No entanto, que se sabia, só há um português que tenha feito um golo de placa no Brasil: Octávio Machado.

O antigo jogador, agora um treinador fora do activo, marcou na inauguração do Estádio Serra Dourada. «Foi um golo num remate de fora-da-área ao ângulo superior esquerdo, ainda na primeira parte. Foi de um golo belo efeito», conta Octávio Machado ao Maisfutebol. «Foi um golo de placa.»

Um golo de placa... literalmente. Dias depois foi colocada uma placa no recinto com o nome de Octávio e a informação de que ele marcou o primeiro golo. «Nunca vi a placa. Só soube mais tarde que existia e conheço-a através do relato de alguns brasileiros que jogaram nesse estádio.»

Golo de placa: o dia em que Pelé fez chorar o Maracanã

O jogo de inauguração aconteceu a 9 de Março de 1975. A selecção nacional, orientada por José Maria Pedroto, foi convidada para fazer um jogo com a selecção brasileira. «Quando lá chegámos percebemos que era uma selecção de jogadores de Goiás. Mas cumprimos a nossa obrigação.»

O Serra Dourada, em Goiânia (Goiás), é de resto um dos estádios mais nobres do futebol brasileiro. Na altura tinha capacidade para 80 mil pessoas, entretanto a lotação foi reduzida para 77 mil lugares, mas passados 35 anos ainda é considerado o sétimo melhor recinto do país.

A outra placa do golo (que é património do futebol)

«Lembro-me que na inauguração o estádio estava cheio, estava um calor tórrido infernal. As cerimónias demoraram eternamente. Na primeira parte ainda estivemos bem, marcámos um golo e estivemos a ganhar, mas depois a selecção de Goiás fez dois golos e venceu o jogo», lembra.

«A organização prometeu uma série de prémios para quem fizesse o primeiro golo: um frigorífico, máquinas de lavar, vários electrodomésticos. No fim, porém, não vi um único prémio. Foram para os brasileiros. Eles ficaram com os prémios e eu com a placa, que ainda dura. Acho que fiquei a ganhar.»

Alguns golos de placa: