Olegário Benquerença foi nomeado esta segunda-feira pela UEFA para ajuizar uma das meias-finais da Liga dos Campeões. O árbitro português ainda não sabe se estará na 1ª mão do Inter-Barcelona ou do Bayern-Lyon.

«Confesso, não me custa dizê-lo e ainda que possa parecer imodesto, que ter sido nomeado pela UEFA para uma das meias finais da Liga dos Campeões é um motivo de grande orgulho pessoal, que estendo à minha equipa», afirmou o árbitro, em declarações à Agência Lusa.

Olegário nas meias-finais da Liga dos Campeões

Olegário recusa, porém, a ideia de estar entre os cinco melhores árbitros europeus. «Há critérios a que é necessário obedecer, como o geográfico. Se há uma equipa espanhola, uma italiana, uma alemã e uma francesa, nenhum árbitro destes países pode arbitrar estes jogos. Logo aí estão quatro países quase fora deste processo.»

As meias-finais da Liga dos Campeões eram um dos objectivos da época do árbitro. «Na época passada fiz uma meia-final da Taça UEFA e tinha, no meu íntimo, como objectivo para esta época conseguir chegar às meias-finais da Champions. Felizmente, se tudo correr bem, dentro de uma semana esse objectivo será concretizado.»

O árbitro admitiu ainda ser mais fácil arbitrar nas competições europeias pois, em relação aos jogos nacionais, «a contestação esbate-se».

Olegário Benquerença vai estar no Mundial 2010 e já dirigiu este ano cinco jogos da mais importante competição europeia de clubes.