Siga o Olhanense-Académica EM DIRECTO

O Momento:

Olhanense: Os algarvios têm mais um ponto que o adversário e atravessam uma conjuntura positiva. O apuramento para os quartos-de-final da Taça de Portugal cimenta um percurso certinho no campeonato, com os dois empates nos últimos jogos ¿ frente ao FC Porto e P. Ferreira - a não colocarem em causa o posicionamento na tabela, apesar da última vitória na prova ter ocorrido em Outubro.

Académica: Os estudantes não vencem um jogo para o campeonato desde o dia 26 de Setembro, na recepção ao Feirense. Fora de portas só venceram por uma vez, na primeira jornada, em Leiria. Em Olhão, terreno amaldiçoado onde nunca ganharam, tentarão quebrar esse(s) enguiço(s), embalados pelas recentes vitórias na Taça de Portugal, diante de FC Porto e Leixões.

Ausências:

Olhanense: Maurício (castigado); Nuno Piloto, Luís Filipe, Jander, Ismaily, André Micael, Dady e João Gonçalves (todos lesionados)

Académica: João Real, Flávio Ferreira e Diogo Gomes (lesionados); Abdoulaye (ao serviço do Senegal na CAN sub-23)

Discurso directo:

Daúto Faquirá: «Estamos motivados e numa fase boa que queremos perdurar. Para dar continuidade nada melhor que voltar às vitórias nos jogos em casa. Trabalhámos bem nesta semana que tem sido longa, para nos apresentarmos nesta segunda-feira em condições de vencer a Académica, que é uma equipa do nosso campeonato, mas não é a minha fonte de preocupação. Em Olhão mandamos nós.»

Pedro Emanuel: «Será um jogo equilibrado. Estamos com enorme alento, porque não ganhamos fora para o campeonato há algum tempo e queremos inverter isso. Teremos pela frente um oponente de valor, que tem feito um campeonato regular e está bem orientado. São mortíferos nas transições e no aproveitamento dos espaços concedidos pelos adversários. Têm jogadores com qualidade e experiência de primeira liga, que dão equilíbrio emocional.»

Histórico de confrontos:

Vantagem inquestionável dos algarvios que em 16 jogos para o campeonato realizados em Olhão, nunca perderam. E com direito a algumas goleadas à moda antiga: 12-0, em 1946/47; 8-2, em 1943/44; e 8-4, na época seguinte. O Olhanense venceu os últimos três jogos realizados em Olhão entre as duas equipas, num total de 12 vitórias. O empate prevaleceu nos restantes quatro encontros.

Equipas prováveis:

Olhanense: Fabiano Freitas; Figueroa, André Pinto, Mexer e Vítor Vinha; Cauê e Fernando Alexandre; Salvador Agra, Mateus e Wilson Eduardo; Yontcha.

Outros convocados: Bruno Veríssimo, Ventura, Rui Duarte, Regula, Toy, Ivanildo, Victor Meza e Djalmir.

Académica: Peiser; Cédric, Berger, Pape Sow e Hélder Cabral; Diogo Melo, Adrien Silva e Hugo Morais; Marinho, Éder e Diogo Valente

Outros convocados: Ricardo, João Dias, Nivaldo, Júlio César, Danilo, Sissoko e Fábio Luís.