Tal como outros clubes europeus, a SAD do Olhanense associou-se ao projeto CAAP AFRIKA, que ajuda pessoas carenciadas daquele continente, principalmente ao nível da saúde. A apresentação foi feita por Massimo Michelis, um dos investidores da SAD do clube algarvio e principal mentor do projeto, que teve a companhia do treinador Abel Xavier, que serviu de tradutor.

A organização não governamental (ONG) está sediada no Mónaco e tem como patrono o Príncipe Alberto. Foi fundada em 2004, depois de uma viagem de férias de Andrea Michelis (filho de Massimo) ao Níger. Andrea conheceu um jovem deficiente a quem prometeu ajuda na sua recuperação, envolvendo o seu pai e outras personalidades do Mónaco, nascendo aí uma cooperação com o continente africano, principalmente relacionada com questões de saúde.

Atualmente, a organização já formou mais de 100 ortopedistas no país, e já alargou a ajuda a outros países, como o Togo, Benin e Madagáscar. O Mónaco é um dos clubes que também está associado ao projeto, tal como o Liverpool, entre outros.

O Olhanense publicita a organização nas mangas das camisolas e na parte inferior das costas, e no próximo jogo em casa, com o Sporting, por cada bilhete vendido, um euro reverterá a favor da CAAP AFRIKA. O dinheiro apurado será canalizado para Moçambique, num alargar de horizontes a que não será alheio o treinador Abel Xavier, natural daquele país.