Se a nova norma relacionada com o fim dos empréstimos de jogadores a clubes da mesma divisão for adiante, o Olhanense vai ter que equacionar um plano B, na elaboração do plantel para a nova temporada. O regresso está agendado para a manhã desta quinta-feira e ainda existe muita indefinição em relação aos jogadores que vão estar à disposição do treinador Sérgio Conceição.

Fabiano Freitas, que tinha mais um ano de contrato com o clube algarvio, assinou pelo FC Porto, com a promessa de permanecer mais um ano no Algarve. Porque tinha mais um ano de ligação, por parte dos dirigentes algarvios há a esperança que tal aconteça, se o contrato com os dragões não estiver registado. Por empréstimo dos dragões, poderia vir também Kelvin, visto que André Pinto (outro dos pretendidos) estar a caminho da Grécia.

Do Sporting, os «leões» algarvios manifestaram interesse nos empréstimos de Bruno Pereirinha (ou João Gonçalves) e Renato Neto. Wilson Eduardo, caso não fique no plantel de Sá Pinto, seria outra possibilidade de empréstimo.

Em relação a Fernando Alexandre, com mais um ano de ligação ao Sp. Braga, o caso é diferente, pois o Olhanense é detentor de vinte por cento do passe do jogador, que terá que rescindir com os minhotos, estando a situação encaminhada nesse sentido.

Assim, se a norma for instituída, Jorge Araújo, Vítor Vinha, Paulo Regula e Ivanildo, à parida considerados dispensáveis, voltam a entrar nas contas do treinador. Bruno Veríssimo ainda não renovou mas a sua continuidade não deverá estar em causa, e a renovação deverá ser formalizada nos próximos dias. Até porque, face à incerteza de Fabiano Freitas, o Olhanense dispõe apenas de um guarda-redes com contrato: Leandro Turossi, jovem contratado na última época ao Internacional de Almancil e que não chegou a ser inscrito.

Babanco (Arouca), Nuno Silva (União Madeira) e David Silva (Kilmarnok), médios, e Boka (Noroeste), avançado, são as caras novas num plantel que precisa ainda (pelo menos) de seis elementos, se a norma da proibição dos empréstimos vigorar: um guarda-redes; dois centrais; um lateral-esquerdo; um extremo e um avançado, que poderá ser Dady. Se a política de empréstimos prosseguir, o número aumentará, dada a previsível saída dos jogadores dispensáveis, e que, para já, vão continuar.

Olhanense 2012/13

Continuam:

Bruno Veríssimo (guarda-redes); Jorge Araújo, Luís Filipe, Vasco Fernandes, Maurício, André Micael e Vítor Vinha (defesas); Rui Duarte, Fernando Alexandre, Nuno Piloto, Ivanildo, Paulo Regula e Jander (médios); Yontcha (avançado).

Entradas:

Leandro Turossi (não foi inscrito na última época), guarda-redes; Babanco (Arouca), Nuno Silva (União Madeira) e David Silva (Kilmarnok), médios, e Boka (Noroeste), avançado.

Dúvidas:

Fabiano Freitas (FC Porto), guarda-redes; Hélder Lopes (Tondela), João Gonçalves e Pereirinha (Sporting), defesas; Gerson (júnior), Kelvin (FC Porto), Ruben Brígido (U.Leiria) e Renato Neto (Sporting), médios; Edinho Júnior (júnior) e Dady, avançados.