A candidatura de Lisboa a cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2016 continua esta sexta-feira em direcção à sua formalização com uma reunião, na Câmara Municipal, entre o presidente da autarquia lisboeta, Carmona Rodrigues, e o presidente do Comité Olímpico Português (COP), comandante Vicente Moura.
O presidente do COP revelou ao Maisfutebol que este encontro «ficou combinado para altura oportuna» depois que Carmona Rodrigues esteve em Atenas 2004 e que o autarca «se manifestou receptivo (e até publicamente)» à candidatura de Lisboa. Outros temas como a sede do COP deverão ser abordados, mas a decisão pela candidatura portuguesa deverá ser mesmo o prato forte do encontro.
Se desta reunião poderá sair a decisão da formalização da candidatura à organização dos Jogos de 2016... Vicente Moura não escondeu a esperança: «Seria bom...» «Temos hipótese e vamos fazer o que for possível», afirmou o presidente do COP, mais adiante na conversa, depois de comentar as consequências do Euro 2004.
«Pode funcionar a nosso favor», como uma «medalha», referiu Vicente Moura relativamente ao «comprovativo da capacidade para organizar um evento desta natureza». «Já provámos que temos capacidade se nos reunirmos em torno de um objectivo», sentenciou.
O presidente do COP fez assim questão de lembrar que «a população e as autoridades têm de apoiar», dando o exemplo de a candidatura de Nova Iorque aos Jogos de 2012 estar gravemente ferida (por oposição de grande percentagem da população), pois não basta apresentar-se como uma «potência económica e desportiva».
Vicente Moura afirmou então que «é preciso ter muito cuidado» para levar a candidatura de Lisboa a bom porto, pois o «ir conquistando apoios passo a passo» tem de ser acompanhado com o evitar de «declarações antagónicas» em relação aos objectivos em questão.