Tang Pui-Tat, antigo secretário-geral da Federação Equestre, mostrou-se apreensivo sobre a hipótese dos torneios hípicos se realizarem no calor de Hong Kong durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2012. Tudo porque as probabilidades de os cavalos morrerem com as altas temperaturas são bastante reais, no entender deste ex-secretário-geral.
O comentário de Pui-Tat contrariou as opiniões dos organizadores dos Jogos Olímpicos, que pretendem minimizar o risco de doenças equestres e aproveitar a maior experiência de Hong Kong no que respeita ao tratamento de cavalos. Ao jornal South China Morning Post, o antigo dirigente explicou que o calor poderá ser fatal para alguns cavalos «provenientes de climas mais frios como os da Europa».
«Alguns cavalos podem morrer, especialmente durante as provas difíceis que combinam saltos e corta-mato», anteviu Pui-Tat, recordando que a época de corridas de cavalos termina em Agosto. O diário chinês garantiu que Pui-Tat se demitiu este mês da federação exactamente devido à sua oposição na escolha da antiga zona especial britânica que regressou à soberania chinesa em 1997.