Frederico Gil garantiu esta segunda-feira a sua primeira presença na segunda ronda de uma prova de um Grand Slam, ao vencer o número 64, Pablo Cuevas, pelos parciais de por 6-4, 6-7 (7-9), 4-6, 6-3 e 9-7.

Num encontro que demorou 4h23, o português carimbou a sua primeira vitória num dos mais importantes torneios de ténis mundial. O tenista português vai defrontar na próxima ronda o francês Gael Monfils, 12.º do ranking mundial.

O outro luso em acção, Rui Machado, vai discutir na madrugada de terça-feira com o colombiano Santiago Giraldo (63.º) a passagem à segunda ronda da competição.

O tenista russo Nikolay Davydenko, número 25 do ranking ATP, foi o protagonista da maior surpresa da jornada inaugural do Open da Austrália em ténis, ao ser eliminado pelo alemão Florian Mayer, actual número 36, por 3-1 em parciais de 6/3, 4/6, 7/6 e 6/4.

Depois de ter começado o ano a derrotar Rafael Nadal na meia-final do ATP 250 do Qatar,

Davydenko despediu-se precocemente de Malbourne, prova onde atingiu por quatro vezes os quartos de final nas cinco presenças anteriores.

Rogér Federer, que ano passado quebrou na meia-final frente a Novak Djokovic, precisou de apenas 84 minutos para bater o eslovaco Lukas Lacko (97.º) por 6-1, 6-1 e 6-3 e passar à próxima ronda.

O sérvio Novak Djokovic, número três do mundo também garantiu o apuramento para a segunda ronda da prova, após ter derrotado o espanhol Marcel Granollers (42.º).

Nos femininos, a dinamarquesa Caroline Wozniacki estreou-se num Grand Slam como número um mundial com um triunfo em dois «sets» diante a argentina Gisela Dulko, por 6-3 e 6-4, depois de três inesperadas derrotas no arranque da temporada. Venus Williams também garantiu a passagem à próxima fase ao vencer a italiana Sara Errani por 6-3, 6-2.