Tirambaço: substantivo masculino; Chute violento em direção ao gol

Messi está louro e só isso mudou. O 10 do Barcelona continua incrível. Um ditador do jogo. Um big brother que tudo vê, tudo escuta em campo. E age em consonância, fatal.

Sabe tudo sobre o jogo e decide sobre ele. No momento. O que pensa executa na bota esquerda. Pensa melhor, mais rápido do que o resto, do que qualquer outro antes dele. Se a execução é talento, o pensamento de Messi é uma individualidade única que se move uma velocidade imparável.

Por isso é que enquanto ele faz poesia, os outros fazem versos.

Mais novo cinco anos, Neymar é, nesse sentido, um poeta de Karaoke. Começa a «falar» como o argentino. A ver o que ele vê, a imaginar o que ele imagina. É um Saviola de Messi. A poesia ainda não é completa, mas já rima muitas vezes.

Incrível a jogada do 2-0 do Barça. Em duas tabelas Messi e Neymar deixam cinco adversários pelo caminho.

«Jogar futebol é muito simples, mas jogar futebol simples é a coisa mais difícil que há», dizia Cruyff. Não há maior simplicidade do que ultrapassar o adversário numa tabela. Não há maior inteligência do que essa em campo.

Há uns anos, Neymar encarava e driblava um dos escoceses. Hoje, depois de tanto tempo com Messi na Catalunha, percebe o jogo de forma mais simples. Evoluiu. E soltou um verso com o argentino.

Uns querem Garrinchas, querem novos Pelés/Mas Neymar Jr. é mais do Messi a jogar com os pés.

Neymar prefere agora mais vezes dar um tirambaço nGinga brasileira com a simplicidade que só a inteligência comporta.

O talento sempre lá esteve. Mas é por agora decidir cada vez mais assim que, lá no futuro, está uma Bola de Ouro com o nome Neymar. 

P.S.- como o autor também tem a mania que é Poeta de Karaoke usa abusivamente do Português do Brasil no nome da rubrica. Também roubou uns versos a Sam The Kid.