«4x4x3» é um espaço de análise técnico-tática do jornalista Nuno Travassos. Siga-o no Twitter.         

A crise de resultados do Sporting não tem uma explicação única, mas um dos aspetos mais surpreendentes da temporada leonina prende-se com a dificuldade da equipa em desequilibrar pelo corredor central. Algo em que era muito forte na época anterior, e que Jorge Jesus costuma trabalhar muito bem.

A partida de João Mário deixou marcas, ainda que Gelson Martins esteja a ser um dos melhores elementos da equipa (a par de Bas Dost). É que por mais que o jovem extremo tenha evoluído bastante nos últimos meses, inclusivamente nessa necessidade de pisar zonas interiores, está longe de assumir o papel «2 em 1» que o agora jogador do Inter desempenhava.

Bryan Ruiz está a anos-luz daquilo que mostrou na época de estreia, e não tem sido capaz de repetir as sorrateiras deambulações da esquerda para o centro que foram tão valiosas em 2015/16. E também não foi com o costarriquenho ao centro que Jesus encontrou uma solução para o posto de segundo avançado, talvez aquele que lhe tem dado mais dores de cabeça.

Markovic até regressou a Inglaterra mais cedo, e entre André, Castaignos, Bruno César, Joel Campbell e Alan Ruiz, ninguém parece capaz de agarrar o lugar.

Perante isto, o Sporting tem sido uma equipa pouco eficaz a explorar o corredor central. Entregue quase em exclusivo ao jogo exterior. À qualidade de Gelson, ou mesmo de algumas arrancadas de Joel Campbell (muitas vezes “a partir do banco”). A tal dependência de Bas Dost que Jorge Jesus já assumiu que tinha um lado negativo.

O jogo dos Barreiros foi mais um exemplo...

Dois jogadores a dar a mesma linha de passe...

Ao minuto 40 Bruno César passa para o corredor central e em escassos minutos nota-se logo diferença na forma como «inventa» espaços...

Ao intervalo Jesus coloca Alan Ruiz como segundo avançado (Bruno César recua para lateral esquerdo). Raras foram as vezes em que o argentino apareceu a fazer a ligação...

Aqui o argentino não recua para dar linha de passe e Gelson demora muito a procurar zonas interiores, «bloqueando» assim a subida de Schelotto. Este posicionamento permite que o extremo do Marítimo (assinalado) consiga impedir um passe por dentro e, ao mesmo tempo, continuar com a possibilidade de fazer a cobertura ao lateral direito se a bola entrar lá.

Aqui Adrien procura uma linha de passe na zona assinalada, ainda antes de receber a bola de Schelotto, mas não a encontra. O capitão leonino acaba por devolver a bola ao lateral e fica a reclamar com os colegas, precisamente por não ter aparecido essa opção.

No lance do golo anulado a Alan Ruiz há um jogador do Sporting que procura explorar o espaço entre linhas, mas curiosamente é Bas Dost.