Ainda agora o Sérgio Conceição entrou e já estamos com estas afirmações? Talvez possa ser precipitado por agora, mas acredito que os próximos dias darão a base da resposta para esta afirmação. Quatro anos sem campeonatos e taças trazem a um clube como o FC Porto uma sensação pouco usual. Durante esse período vários treinadores passaram pelo Dragão e desses vários alguns saíram para ir atingir o sucesso noutros locais.

Se há treinador «à Porto», Sérgio Conceição é daqueles que pode encabeçar a lista. O que me parece é que «este» FC Porto pode não estar preparado para um treinador como o português, em que pode impor alguns valores e hábitos culturais que o «seu» FC Porto aceitava de modo muito natural, mas hoje em dia, a cultura do clube pode ter algum choque com este seu «clubismo». O que se percebe é que esta escolha é deveras importante para o clube. Aliás, cada vez que passa uma época desportiva sem títulos, todos os novos treinadores abarcam cada vez mais responsabilidade naquilo que é o futuro do clube a curto, médio e longo prazo.

Acredito que Sérgio Conceição abarcará mais tarefas que «apenas» treinar. Acredito que nas conferências de imprensa dará a resposta que o clube deseja, o choque, o confronto defendendo aquilo que são os interesses do FC Porto. A conferência de apresentação demonstrou que o «trabalho» já começou e que Sérgio vem ensinar mais do que aprender, mesmo que o treinador tenha dito que não vinha aprender nada. Não acredito, alguém que tem muita ambição tem de estar sempre, mas sempre, a aprender.

Hoje a estrutura do FC Porto está como qualquer clube que precisa de vencer e não o consegue ano após ano. Pessoalmente não considero que NES tenha feito um mau trabalho. Falhou em momentos-chave mas esteve na luta até ao fim. Não defendeu o clube como a estrutura o desejava em determinados momentos. E é isso que Sérgio certamente fará de bom-tom. Com o seu estilo mais «agressivo» e frontal,

Sérgio Conceição chega ao clube «inexperiente» de títulos nacionais como a Liga principal. Bom, porque são os perfis dos últimos campeões no clube: Mourinho, André e Vítor Pereira. Agora é esperar para ver se é o clube que puxa pelo treinador ou vice-versa. Tenho a minha crença, a ver vamos!