As verbas para o Desporto inscritas no Orçamento de Estado (OE) para 2016, esta sexta-feira entregue na Assembleia da República, sobem para 90,9 milhões de euros, um pouco mais de 4,0 % face aos valores do anterior documento.

O OE para o ano em curso prevê assim, no quadro das Despesas por Medidas dos Programas do Ensino Básico e Secundário e Administração Escolar, 1,5 % do total para a rubrica Desporto, Recreio e Lazer. Essa rubrica representava, no último Orçamento do Governo anterior, 9,5 % da estrutura da Governação e Cultura, onde o setor da Juventude e Desporto então se enquadrava.

Para este ano, o Governo pretende «uma nova agenda para o desporto nacional capaz de dar um novo impulso ao seu desenvolvimento e aumentar significativamente a respetiva prática», pode ler-se no relatório hoje apresentado pelo Governo.

«Aposta-se numa estratégia assente numa perspetiva de qualidade de vida que promova a generalização da prática desportiva, invista na oferta desportiva de proximidade e garanta uma acessibilidade real dos cidadãos à prática do desporto e da atividade física», refere ainda o documento.

No âmbito do Instituto Português do Desporto e da Juventude, estão previstas obras em infraestruturas do Centro Desportivo Nacional do Jamor e outros investimentos em despesas de capital, num total de cerca de 4,9 milhões de euros.