Se há um nome da moda em Coimbra, esse nome é Diogo. O clube já contava, nas últimas duas épocas, com um Diogo Gomes, brasileiro, mas viu juntar-se-lhe mais dois: um conterrâneo, Diogo Melo, e um português, Diogo Valente. Com três jogadores baptizados com o mesmo nome, a confusão instalou-se nestes primeiros dias de treino, enquanto não se encontra uma solução. «Quando chamam um, olham os três. Não está fácil. Vamos ter de começar a recorrer aos apelidos, Gomes, Melo e Valente», confessa, por entre sorrisos, Diogo Valente.

O extremo-esquerdo, emprestado pelo Sp. Braga até final da época, é um dos reforços dos estudantes e não poderia estar mais satisfeito com a escolha: «A primeira impressão tem sido muito boa. Já conhecia o Amoreirinha, dos Sub 21, o Pedro costa e o Hugo Morais, que foi meu colega mo Leixões. O plantel tem jogadores experientes e fomos muito bem recebidos. Trabalham bem, são ambiciosos e têm muita qualidade. Tive propostas para fora [Espanha e França] mas achei que Académica era um bom clube para relançar carreira até porque última época não correu muito bem, não joguei tanto como queria.»

Um dos factores que o fez vir para Coimbra, confessa, foi a insistência do técnico Jorge Costa. «Quando um treinador mostra vontade em que um jogador venha, é claro que é aliciante. Ainda por cima, trata-se de alguém com provas dadas no futebol português. O Olhanense, apesar de ter lutado até ao fim pela manutenção, foi, talvez, das equipas que melhor futebol praticou», referiu, apontando a manutenção como objectivo embora reconhecendo à equipa qualidade para «algo mais».

Começar na Luz é motivador

A Académica começa o Campeonato com uma visita ao campeão nacional. Nada que tire o sono aos jogadores, antes pelo contrário: «Encaramos o jogo com grande confiança. É óptimo começar contra um grande, é motivador. Vamos trabalhar bem, fazer uma boa pré-época, para integrar os novos, e estar a 100 por cento para esse desafio. O Benfica não é invencível, vai encontrar uma Académica forte, são 11 contra 11 e tudo é possível.»

Diogo Valente considera ainda que a próxima edição da Liga vai ser mais competitiva. «Este ano, vamos ter um melhor campeonato. Penso que o F.C. Porto e o Sporting, com novas equipas técnicas e reforços, vão proporcionar uma Liga melhor. Os outros clubes também. Vai ser muito bom e bem disputado», considerou, mostrando-se convicto de que a nova bola poderá proporcionar mais golos, pela forma como muda de trajectória e engana os guarda-redes.