O negócio anunciado há vários dias é agora oficial. O F.C. Porto comunicou à CMVM um acordo com o Vélez Sarsfield para a compra de Nicolás Otamendi. Os dragões pagam, no imediato, 4 milhões de euros por metade do passe.

O emblema argentino fica ainda com opção de venda da outra metade, pelo mesmo valor, até 5 de Setembro de 2011. Ou seja, o Velez pode vender os outros 50 por cento de Otamendi por 4 milhões de euros ou ficar com a percentagem do passe para rentabilizar numa futura transferência.

Como é normal, o acordo está dependente dos habituais exames médicos e do acordo com o próprio jogador. Se tudo correr como planeado, Otamendi assinará um contrato válido por cinco temporadas.

Nicolas Otamendi, que representou a Argentina no Campeonato do Mundo de 2010, já falou sobre a nova aventura. «O F.C. Porto interessou-se por mim, jogou a Champions, é um clube importante de Portugal, por isso o que pensei é que saindo de Velez Sarsfield queria ter continuidade, criar uma nova trajectória e continuar a crescer. Para mim é importante, porque vou crescer a nível futebolístico e a nível económico», referiu.

Na altura, o central não sabia o nome dos seus rivais de posição: «Ainda não me informei com os argentinos que estão lá. Não sei quem são os outros centrais. Sei que vou arrancar do zero, mas eles fizeram agora a pré-temporada. Por isso arrancamos todos ao mesmo nível e espero que todos juntos façamos um grande campeonato.»

André Villas-Boas, após o triunfo em Genk, já tinha admitido que Otamendi seria um reforço interessante. «O Otamendi é um jogador importante, interessa a grandes equipas europeias, mas quando o F.C. Porto se meter no negócio Otamendi, acho que terá sucesso», disse o treinador do F.C. Porto. Uma previsão acertada, ao que tudo indica.

Veja um vídeo do novo reforço do F.C. Porto: