A Nike produziu um vídeo com título «Ouse ser Brasileiro». A sete meses do Mundial-2014 no Brasil, o foco da campanha é um vídeo de curta duração, protagonizado por Neymar, Thiago Silva, David Luiz, Paulinho, Bernard e membros da equipa técnica, incluindo Luiz Felipe Scolari, que destaca o estilo único e atitude em campo dos jogadores brasileiros.

«A vitória brasileira no Verão passado lembrou ao mundo que ninguém joga como o Brasil», refere Davide Grasso, Chief Marketing Officer da Nike, numa alusão ao triunfo na Confederações.

“Dare to Be Brasilian” olha para as personalidades e estilos individuais de Neymar, Thiago Silva, David Luiz, Paulinho e Bernard, bem como para a essência do seu estilo de jogo, para o retratar visualmente através da perspetiva de cada jogador.

«O brasileiro é um jogador que improvisa, arrisca e modifica», afirma Felipão, em declarações a essa campanha da Nike. «Os nossos jogadores fundem o seu estilo de jogo com os seus talentos naturais e é, por isso, que se tornam imbatíveis».

O filme inicia-se com os protagonistas a prepararem o pontapé de saída, cantando o hino nacional brasileiro. À medida que o jogo avança, o vídeo passa do campo para o mundo de Thiago, filmado num estilo de cinema gangster-noir. Ele é “O Padrinho” da grande área e, enquanto Ivete Sangalo o vê, Silva ataca o adversário, roubando a bola.

A cena passa para Felipão, que comanda uma equipa de crianças de quatro anos vestida com o equipamento nacional. O estilo paternal de Felipão surge claramente neste momento emotivo. Uma das crianças é um jovem David Luiz e o mundo do defesa toma formas animadas; uma cortesia do cartoonista brasileiro, Rafael Grampá.

O argumento segue a cadência entre a ficção e a realidade, até terminar com um golo de Neymar e a frase “Ninguém joga como nós”.

Com a duração de apenas 90 segundos, este vídeo tem a realização de Daniel Kleinman.

VEJA O VÍDEO: