Marc Overmars anunciou esta segunda-feira o final da sua carreira. O avançado holandês explicou a decisão acompanhado do presidente do Barcelona, revelando que tem problemas físicos e já não pode jogar ao seu melhor nível.
Aos 31 anos, Overmars renuncia ao ano de contrato que lhe faltava cumprir no Barcelona. «O meu futuro como futebolista termina hoje aqui. O meu joelho causa-me demasiados problemas e já não consigo jogar ao nível que quero», afirmou o jogador, numa declaração que terminou com palavras em catalão: «Visca Barcelona e Visca Catalunya».
O presidente do Barça, Joan Laporta, mostrou-se «sinceramente agradecido» por aquele a que chamou «um acto de dignidade e sinceridade pouco comum», confirmando ainda que o jogador renunciou a um ano de contrato no Barça.
Overmars, que jogou o Euro 2004 com a Holanda, despediu-se assim do futebol no Estádio do Alvalade, na meia-final com Portugal. O jogador tinha já anunciado o final da carreira internacional, agora é mesmo o adeus ao futebol em campo.
Overmars começou a carreira no Ajax, onde jogou cinco anos. Em 1997 transferiu-se para o Arsenal, três anos depois chegou ao Barcelona, como a transferência mais cara da história do clube, num negócio de 36 milhões de euros.